one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


acidente de trânsito

Imagem:

Compartilhar:

Ministro lança campanha de conscientização contra violência no trânsito

Criado em 17/09/13 15h16 e atualizado em 17/09/13 15h33
Por Lourenço Canuto Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Ultrapassagem no trânsito
O ministro acredita que a campanha pode ajudar na conscientização da sociedade sobre comportamentos indevidos (Flickr/Julião Matos)

Brasília – O ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro lançou hoje (17) campanha de trânsito com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a gravidade das consequências dos acidentes de trânsito, em grande parte provocados pela ingestão de bebidas alcoólicas ou pelo consumo de drogas. Com o tema Álcool, outras drogas e segurança no trânsito: efeitos, responsabilidades e escolhas, a campanha vai mostrar casos reais de três pessoas que sofreram acidentes e agora passam pelo processo de reaprendizado de atos básicos como comer, falar e andar. 

Leia mais no Portal EBC:    

Falta de interesse na BR-262 não altera cronograma de demais leilões, diz ministro

As peças da campanha vão ser veiculadas durante a semana de trânsito (de 18 a 25 de setembro) em emissoras de TVs aberta e por assinatura, emissoras de rádio, revistas, jornais, portais na Internet e redes sociais mostrando a situação atual de vítimas que ficaram com graves sequelas.

Ribeiro conta que já ouviu críticas sobre o impacto que as peças publicitárias podem provocar, mas acha que "as consequências são muito piores para as vítimas do que o mal-estar que o público pode sentir quando é alertado". Por outro lado, o ministro acredita que a campanha pode ajudar na conscientização da sociedade sobre comportamentos indevidos como falar ao celular enquanto se dirige ou não usar cinto de segurança".

O ministro destacou que o Brasil lançou o Pacto Nacional pela Redução de Acidentes (Parada), em resposta à iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU) que, em 2011 proclamou a Década de Ação pela Segurança no Trânsito. O objetivo da ONU é que os países reduzam pela metade no prazo de dez anos o número de mortes no trânsito.

O médico Rodrigo Caselli, coordenador do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu) e chefe do serviço de atendimento de traumas do Hospital de Base de Brasília, participou da solenidade de lançamento da campanha e argumentou que "a realidade vivida no hospital com os acidentados dá a sensação de que estamos numa verdadeira guerra".

Do total de óbitos que ocorrem por ano no país, entre 40% e 50% tiveram como causa os acidentes de trânsito. Por isso, Caselli acredita que as campanhas sobre o assunto devem, de fato, ter um tom pesado, para serem impactantes e reverterem o quadro atual. O médico lembra que, para cada óbito há ainda de três a quatro vítimas que ficam mutiladas ou incapazes.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário