one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Mortalidade infantil cai 73% no Brasil nas últimas duas décadas

Imagem:

Compartilhar:

Mortalidade infantil no Brasil cai 77% em 22 anos, aponta Unicef

Criado em 13/09/13 11h33 e atualizado em 13/09/13 16h29
Por Carolina Sarres e Yara Aquino Edição:Denise Griesinger Fonte:

Mortalidade Infantil cai no Brasil
Segundo o estudo, em 1990, a taxa era 62 para cada mil nascidos vivos. Em 2012, o número caiu para 14, o que coloca o país em 120º lugar no ranking entre mais de 190 países (Carol Garcia - Secom/Bahia/Creative Commons)

Brasília – A mortalidade infantil no Brasil caiu 77% entre 1990 e 2012, de acordo com o Relatório de Progresso 2013 sobre o Compromisso com a Sobrevivência Infantil: uma Promessa Renovada, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef). Segundo o estudo, em 1990, a taxa de mortalidade infantil no Brasil era 62 para cada mil nascidos vivos. Em 2012, o número caiu para 14,  o que coloca o país em 120º lugar no ranking entre mais de 190 países. A lista é decrescente e quanto mais à frente, maior o índice de mortalidade.

Estudo do Unicef aponta que taxa de mortalidade infantil mundial caiu 47% em duas décadas

Pneumonia e diarreia matam 5 mil crianças por dia no mundo

Unicef e Opas divulgam relatório sobre mortalidade na infância

Leia mais notícias no Portal EBC

A taxa de mortalidade infantil calcula a probabilidade de morte entre o nascimento e os 5 anos de idade a cada mil nascimentos. Ela compõe a expectativa de vida ao nascer, que faz parte do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) e é um dos indicativos mais usados para mensurar o desenvolvimento dos países e nortear a elaboração de políticas púbicas.

O relatório na íntegra (somente em Inglês) pode ser acessado aqui.

O Brasil teve melhora em todos os índices apurados. No ranking do Unicef, o país está atrás de outros desenvolvidos como Finlândia, Japão, Cingapura, Noruega e Islândia – primeira colocada no ranking. Os cinco países com os piores índices de mortalidade infantil estão no continente: Serra Leoa, Angola, Chade, Somália e Congo.

Edição: Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário