one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pirâmide financeira

Imagem:

Compartilhar:

MPF pede prisão de quinto condenado do Banco Nacional

Criado em 03/09/13 20h18 e atualizado em 03/09/13 20h27
Edição:Carolina Pimentel

Rio de Janeiro – O Ministério Público Federal (MPF) pediu à Justiça Federal a prisão de um quinto réu do Banco Nacional, que sofreu intervenção do Banco Central em 1995. Quatro ex-dirigentes foram presos na manhã de hoje (3) pela Polícia Federal (PF). Em nota, o MPF não informou o nome da quinta pessoa.

Os presos são o ex-presidente do Nacional Marcos Catão Magalhães Pinto, condenado a 12 anos e dois meses de prisão; o vice-presidente de Controladoria Clarimundo Santa’Anna, com pena de 15 anos e um mês; o superintendente do banco, Arnoldo Souza de Oliveira, condenado a 17 anos e um mês; e o gerente de Controle Institucional, Omar Bruno Corrêa, que pegou oito anos e dez meses de prisão.

Segundo o MPF, os réus foram condenados por formação de quadrilha (com exceção de Marcos Magalhães Pinto), gestão fraudulenta, prestação de informações falsas a sócio-investidor ou à repartição pública e inserção de elementos falsos em demonstrativo contábil de instituição financeira.

“O MPF pediu a execução provisória da pena dos cinco condenados por não haver mais possibilidade de interposição de recursos pela defesa que possam modificar a condenação imposta aos réus. Todos foram condenados a cumprir a pena inicialmente em regime fechado”, informou, em nota.

Para a procuradora da República Ariane Guebel de Alencar cumprir a sentença era necessário. “Levar o princípio da presunção de inocência ao extremo de impedir a execução de sentença condenatória quando não há mais recurso com efeito suspensivo seria, de fato, um brinde à impunidade e à ineficiência da justiça”, disse.

Marcos Magalhães Pinto, Clarimundo Santa’Anna e Arnoldo Oliveira já haviam sido presos em 2002, por causa do mesmo processo, mas os advogados conseguiram reverter a decisão do Supremo Tribunal Federal. Em 2004, Marcos Magalhães Pinto e ex-diretores do banco receberam da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a pena de 20 anos de inabilitação para o exercício do cargo de administrador ou para atuar como conselheiro fiscal de companhias abertas, por irregularidades na gestão do Nacional.

De acordo com o advogado Nélio Machado, que representa o ex-presidente do banco, a prisão é ilegal. “A meu ver, esta prisão é ilegal, porque ele [o juiz] está desatendendo a uma determinação do Supremo Tribunal Federal, contra a prisão anterior que ele mesmo decretou, e contra o próprio tribunal ao qual ele mesmo se submete, que é o Tribunal Regional Federal aqui do Rio de Janeiro”.

Machado lembra que as decisões foram concedidas porque o processo ainda não foi transitado em julgado, ou seja, não foi encerrado “em caráter absolutamente definitivo”. “Na decisão, ele [o juiz] faz o mais completo silêncio sobre isso e acha que pode fazer uma execução provisória. A meu sentir, ele exorbitou, desbordou das suas funções, praticou uma ilegalidade, agiu com abuso de poder”.

O advogado entrou com o pedido de habeas corpus, que só deve ser analisado amanhã (4). Machado explica que o processo contra o Banco Nacional está em grau de recurso no Superior Tribunal de Justiça (STJ). “Não houve esgotamento desses julgamentos. A decisão desse magistrado colide com manifestações anteriores [do Supremo e do STJ]. E eu acho que, por isso mesmo, ela não deve prevalecer”.

O advogado considera a prisão uma pena muito rigorosa e cruel. “São pessoas com mais de 70 anos, sofridas e que não desviaram um centavo. O problema do Banco Nacional não é desvio, foi um problema de crise e que acabou trazendo consequências delicadas para a instituição. Mas tudo o que se fez foi com o propósito de tentar salvar o banco, preservar empregos. Os controladores investiram no banco muito mais do que pagaram de dividendos, eles perderam, e foram tratados com rigor demasiado, no meu modo de ver”.

De acordo com a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), Marcos Magalhães Pinto está preso no Complexo de Gericinó, em Bangu; e Arnoldo Oliveira, Clarimundo Santa' Anna e Omar Bruno Correia forma levados para o Presídio Ary Franco, em Água Santa.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário