one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Quase quarenta anos depois do conflito, dezenas de militantes da guerrilha do Araguaia ainda estão desaparecidos

Imagem:

Compartilhar:

OAB considera inaceitável o desaparecimento de ossadas do Araguaia

Criado em 02/09/13 18h54 e atualizado em 02/09/13 19h24
Por Luciano Nascimento Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Brasília – O presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Wadih Damous, classificou como "inaceitável", o desaparecimento de cinco ossadas e um crânio, que poderiam ser de guerrilheiros executados pelo Exército durante a guerrilha do Araguaia. Os ossos foram localizados e desenterrados do cemitério de Xambioá (TO), em uma expedição realizada em outubro de 2001 e desapareceram em Brasília.

Em nota, Damous, que também preside a Comissão da Verdade do Rio de Janeiro, disse que o desaparecimento mostra que não há interesse em “passar a limpo a história da ditadura”. A nota diz que o episódio demonstra que "existem segmentos do Estado brasileiro que não querem revelar a verdade dos fatos da guerrilha do Araguaia, e de todos os outros ocorridos na ditadura militar".

Desde 2009, os ossos se encontravam na UnB, mas antes passaram por vários órgãos federais em Brasília. Não há pistas do local onde o material se perdeu. O desaparecimento foi acusado em relatório do Instituto Nacional de Criminalística, de novembro de 2012, que fez um inventário das 25 ossadas que estão Brasília à espera de exames de DNA.

 

Edição: Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário