one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O problema da coleta de lixo se agravou com o fechamento de um aterro

Imagem:

Compartilhar:

“Rio de Janeiro será primeiro estado a eliminar os lixões”, diz secretário

Criado em 08/09/13 10h45 e atualizado em 08/09/13 11h21
Por Akemi Nitahara Edição:Marcos Chagas Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro – Os lixões deverão vir a ser parte de um triste passado do estado, a partir de 2014. Com base na Política Nacional de Resíduos Sólidos, instituída há três anos, o Rio de Janeiro atua para cumprir as metas estabelecidas pela Lei 12.305 e pôr fim aos lixões restantes. Ao mesmo tempo, serão construídos aterros sanitários com metas ambientalmente corretas. O secretário do Ambiente, Carlos Minc, disse que a negociação de consórcios com os municípios foi fundamental para a questão sair do papel. Para viabilizar a construção e manutenção dos aterros sanitários em pequenos municípios foram criados “consórcios” que viabilizaram a queda no custo unitário da tonelada de lixo”, disse Carlos Minc.

Leia também

Menos de 2% do resíduo sólidos são reciclados

Aprovada há três anos, a implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos é lenta

“Nós desenvolvemos a ideia de que tinha que ter um consórcio, no qual você aumenta a escala e reduz o custo unitário da tonelada de lixo”, disse o secretário. Dessa forma, a Secretaria de Estado do Ambiente (SEA) apoiou a construção de nove aterros intermunicipais, sete deles já prontos, que atenderão, juntos, a cerca de 60 cidades.

Uma delas é São Fidélis, no norte fluminense. Nela será construído o aterro que receberá os resíduos sólidos de oito cidades do norte e noroeste do estado. O secretário municipal do Ambiente de São Fidélis, Leandro Peixoto, disse à Agência Brasil que essa é uma questão prioritária.

O aterro sanitário é a condição menos agressiva ao solo de deposição de resíduo e o local que foi designado está em uma parte do território de São Fidélis. “Observando o território, a condição logística é a mais adequada já que está em um ponto central entre vários municípios”, destacou Peixoto.

Outra medida que contribuiu para o fim dos lixões no Rio de Janeiro, de acordo com Minc, foi o licenciamento de aterros privados, como o de Itaboraí e o de São Gonçalo, que substituem o lixão de Itaóca. O lixão ficava em cima do manguezal de Guapimirim.

Minc ressaltou que todos os lixões em volta da Baía de Guanabara já foram remediados. “Nós tiramos um Maracanã de chorume - líquido escuro que contém alta carga poluidora proveniente de matérias orgânicas em decomposição -, por semana, da Baía de Guanabara, o que já acabou sendo uma boa contribuição para a limpeza e despoluição”. Ele acrescentou que, só no lixão de Gramacho, mais de 8 milhões de pessoas despejavam lixo.

O superintendente de Políticas de Saneamento da SEA, Victor Zveibil, lembrou que o Programa Lixão Zero já fechou 24 locais inadequados. Iniciada há alguns anos, a primeira etapa do plano tratou do mapeamento, por região, dos lixões.

Ronaldo Hipólito, gerente de Projetos da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano do Ministério do Meio Ambiente, confirmou que estados como o Rio de Janeiro e São Paulo têm trabalhado “fortemente” para acabar com os lixões. “Se você pegar o mapa dos lixões no Brasil, feito em 2008, verá que a maior parte deles está no Norte, Nordeste e Centro-Oeste e a maioria dos aterros sanitários no Sul e Sudeste, que estão bem perto de acabar com todos os lixões. O Rio de Janeiro tinha o maior problema, que já foi resolvido, que era [o lixão de] Gramacho.”

Segundo o Panorama dos Resíduos Sólidos no Brasil 2012, da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe), no Sudeste são 814 municípios com aterros sanitários, 643 com aterros controlados e 211 cidades que têm apenas lixões. Com isso, 72,2% dos resíduos da região são levados para aterros sanitários, 17,3% para aterros controlados e 10,5% para lixões.

No estado do Rio, segundo a Abrelpe, foram coletados, em 2012, cerca de 1,3 quilo de lixo por habitante ao dia. Desse total de 20.450 toneladas diárias, 68,1% vão para aterros sanitários, 21,9% para aterros controlados e 10% para lixões. De acordo com a SEA, se há três anos 90% do lixo tinham como destino os lixões e 10% para os aterros, atualmente a proporção se inverteu, com 93% sendo encaminhados para aterros sanitários e 8% para lixões. A expectativa é que até o fim do ano serão 95% do lixo despejados em aterros sanitários.

Atualmente, 34 dos 92 municípios ainda utilizam lixões, mas, até o fim do ano, o número deve cair para dez. Até o fim de 2014, um total de 27 aterros sanitários atenderão a todos os municípios fluminenses.

Os dados da Companhia Municipal de Limpeza Urbana (Comlurb) mostram que na capital são coletados, por dia, cerca de 5 mil toneladas de lixo domiciliar e 3 mil toneladas nas ruas. O resíduo sólido da cidade é levado ao Centro de Tratamento de Resíduos (CTR) de Seropédica, um aterro sanitário inaugurado em 2011. Os resíduos da construção civil vão para o CTR de Gericinó, um aterro controlado que deve ser fechado até o fim do ano.

De acordo com o engenheiro Mauro Wanderley Lima, da Diretoria Técnica e de Logística da Comlurb, até o fim do ano, não haverá mais lixões tradicionais na capital. “Com certeza, no final de 2013 esta página será virada na história do Rio”.

Nos lixões, o resíduo é simplesmente depositado em um local sem nenhum tratamento. Dessa forma, o chorume gerado com a decomposição contamina o lençol freático e há emissão descontrolada de metano, um dos gases que mais contribuem para o efeito estufa. O aterro controlado é uma remediação do lixão, com o recobrimento do resíduo antigo com terra e grama e captação de gás metano nessa área. Também é feita selagem do solo em novas áreas de deposição do lixo e bombeamento do chorume. Já nos aterros sanitários, o terreno é preparado com manta de PVC e argila, para impedir que o solo absorva o chorume, que é bombeado e transformado em água de reuso. O gás metano é captado e pode ser queimado ou transformado em biogás.

 

 

 

Edição: Marcos Chagas

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário