one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O Lago Paranoá amanheceu nesta quinta-feira (17) com mancha de óleo

Imagem:

Compartilhar:

Animais são encontrados no Lago Paranoá cobertos de óleo

Criado em 18/10/13 16h34 e atualizado em 18/10/13 16h52
Por Agência Brasil Edição:Carolina Pimentel

Brasília – Dois animais, uma ave e uma tartaruga, foram encontrados às margens do Lago Paranoá cobertos com a substância da mancha que apareceu no lago. Os bichos foram levados para o zoológico. "Eles [os animais] passaram por uma série de avaliações, como temperatura corporal, hemograma para ver como está a condição do animal. Se ele estiver bem, ele vai para a limpeza desse óleo, senão vai passar por um processo de estabilização”, explicou Cristiane de Oliveira, analista ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O Ibama está trabalhando em parceria com o zoológico e a Universidade de Brasília (UnB), que irão cuidar dos animais afetados pelas manchas. "Estamos fazendo um monitoramento com a Polícia Ambiental e com o Instituto Brasília Ambiental [Ibram]. Vai ser um trabalho contínuo por pelo menos uma semana”, completou.

Leia também:

Resgate de cães beagles do Instituto Royal pode ter atrapalhado investigações, diz promotor

Os bombeiros instalaram ontem  (17) barreiras de contenção para que a mancha, que apareceu no lago e chegou a alcançar 3 quilômetros de extensão, não avançasse. Uma nova mancha foi vista hoje (18) no lago e está sendo analisado se é uma nova mancha.

Os bombeiros e técnicos ambientais estão investigando a origem e a substância presente nas manchas. O laudo com os resultados das análises sobre o materia deve sair ainda hoje. Uma nova mancha apareceu hoje (18) no Lago Paranoá.

O Ibram informou que somente após o laudo terá como dimensionar o tamanho do ano ambiental e aplicação de medidas administrativas. “Isso é uma infração ambiental, pode ser lavrada a multa ou a advertência. Temos que avaliar para ter certeza da extensão do dano”, disse a gerente de fiscalização do instituto, Fernanda Tápia.

O Ibram, a Companhia de Saneamento Ambiental do Distrito federal (Caesb) e a Companhia Urbanizadora da Nova Capital do Brasil (Novacap) estão mapeando, por terra e no lago, locais em que está ocorrendo o derramamento da substância.

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário