one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Governo discutirá com prefeitos unificação de leis sobre antenas de celulares

Imagem:

Compartilhar:

4G não vai interferir no sinal das TVs, diz ministro das Comunicações

Criado em 14/10/13 17h18 e atualizado em 14/10/13 19h11
Por Pedro Peduzzi Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - O Ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, disse hoje (14) concordar com a preocupação da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert) sobre a destinação da faixa de 700 mega-hertz (MHz). A entidade argumenta que o uso da faixa para os serviços de internet móvel de quarta geração (4G) poderá causar interferência no sinal de algumas emissoras de TV.

“Claro que não pode haver interferência [no sinal das TVs]. Nesse ponto, é uma pressão que eles [Abert] fazem, com a qual nós concordamos. Não pode ter interferência porque isso viraria um aspecto muito negativo desse processo”, declarou o ministro. “Vamos ter todos esses cuidados. Mas a ideia é manter o calendário e o leilão no ano que vem”, completou.

Leia outras notícias em Tecnologia

Atualmente, a faixa de 700 MHz é usada por emissoras privadas e públicas da TV aberta (canais 52 a 69). Elas deverão desocupar o espectro, digitalizando seus sinais, para que ele seja licitado e destinado à internet móvel com tecnologia 4G. Segundo Paulo Bernardo, o leilão da faixa será feito no primeiro semestre de 2014. 

Recentemente, durante audiência pública na Câmara dos Deputados, o presidente da Abert, Daniel Slaviero, disse haver pontos controversos em relação ao uso da faixa. Ele citou problemas como a interferência da internet no sinal da TV e os custos extras para adaptação do espectro. 

Paulo Bernardo reiterou a disposição do governo em dialogar com todos os setores. “Achamos pertinente discutir com as rádio difusoras, e que haja um replanejamento definitivo de como vão ficar os canais com a implantação da TV digital, com o compromisso de que ninguém vai ficar sem lugar”, disse o ministro após participar de uma cerimônia no Ministério das Comunicações. 

Edição: Aécio Amado

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário