one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


1968 - Passeata dos 100 mil

Imagem:

Compartilhar:

Caravana da Anistia reconhece perseguição política a militantes da Convergência Socialista

Criado em 25/10/13 16h06 e atualizado em 25/10/13 16h30
Por Fernanda Cruz Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

São Paulo – A Caravana da Anistia, ligada ao Ministério da Justiça, entregou nesta sexta-feira (25) certificados em que o Estado reconhece a perseguição política a ex-militantes da Convergência Socialista (CS), movimento que lutou contra a ditadura militar (1964-1985). Os ex-militantes poderão obter reparação financeira. A declaração de reconhecimento foi feita na manhã desta sexta-feira, no teatro da Pontifícia Universidade Católica (PUC), na capital paulista.

José Maria de Almeida, um dos ex-militantes que receberam o certificado, destacou a importância da valorização da história do país. "Estamos aqui resgatando o passado, mas também construindo o futuro. Puxar pela memória, exigir punição aos torturadores é uma tarefa de primeira magnitude", afirmou Almeida.

Leia também:

Senado quer instalar CPI para investigar violência contra negros no país

Organizações indígenas defendem a revogação da Portaria 303 e a exoneração do advogado-geral da União

Movimento Passe Livre queima catraca em frente a terminal da zona sul

Outro ex-militante, Luiz Carlos Prates, conhecido por Mancha, classificou a iniciativa de "um ato de reconhecimento do Estado" da luta da Convergência Socialista contra o regime militar. "De nós, que fomos perseguidos só por pertencer à Convergência Socialista, que fomos condenados a ser presos, ou até mesmo mortos", destacou Mancha.

Além deles, receberam o certificado de anistiados políticos Maria José Lourenço; Arnaldo Schreiner; Dirceu Travesso; Tarcísio Eberhardt; Ernesto Gradella; José Cantídio de Souza Lima; Antonio Donizete Ferreira; Maria Cecília do Nascimento Garcia; Lilian Irene Queiroz; Antônio Fernandes Neto; Alexandre Fusco e Oscar Itiro. Os ex-combatentes falecidos também foram lembrados: Túlio Quintiliano; Rosa Sundermann; José Luís Sundermann; Gildo Rocha; Ligya Maria Magalhães Moreira; Matinho; Paulo Henrique de Souza; Teresa Regina Machado Bastos e Júlio Cesar da Costa Filho.

O presidente da Comissão de Anistia do Ministério da Justiça, Paulo Abrão, comparou a luta contra a ditadura dos ex-militantes com temas das manifestações atuais. "Nunca foi tão importante resgatar a memória no Brasil. O que a gente vê hoje, desaparecidos como o Amarildo [no Rio de Janeiro] e a repressão da polícia, não são novidades", disse ele.

A Convergência Socialista nasceu da Liga Operária e esteve presente nas greves que ocorreram no ABC Paulista, em 1978. A organização foi responsável pela primeira reunião pública de socialistas ainda durante a ditadura, em 1978. Os militantes da convergência estiveram à frente dos piquetes da greve geral de 1983 e, em 1984, estiveram nas marchas pelas Diretas Já.

Edição: Nádia Franco

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário