one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Polícia instala duas novas UPPs em comunidades da zona norte do Rio

Imagem:

Compartilhar:

Caso Amarildo não é a marca da UPP, diz Cabral

Criado em 06/10/13 13h37 e atualizado em 06/10/13 13h54
Por Vladimir Platonow Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Polícia instala duas novas UPPs em comunidades da zona norte do Rio
Rio de Janeiro – A ocupação do complexo de favelas do Lins, na zona norte do Rio, ocorreu hoje (6) sem confrontos para a instalação das 35ª e 36ª Unidade de Polícia Pacificadora (UPP). Na foto, o governador do estado, Sérgio Cabral, fala sobre a instalação da UPP (Tomaz Silva/ABr)

Rio de Janeiro – O governador do Rio, Sérgio Cabral, disse hoje (6) que o sumiço do pedreiro Amarildo de Souza, desaparecido desde 14 de julho, quando foi levado para a sede da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da Rocinha, não deve ser tomado como a principal marca do projeto de pacificação das comunidades. A Justiça decretou na última sexta-feira (4) a prisão preventiva de dez policiais militares que trabalhavam na UPP da comunidade, incluindo o ex-comandante do grupo, major Edson Santos.

Leia também: 

Polícia instala duas novas UPPs em comunidades da zona norte do Rio

“O caso Amarildo não é a marca da UPP. A marca da UPP é da cidadania e da garantia de ir e vir. Esses policiais [envolvidos no sumiço de Amarildo] não representam a esmagadora maioria dessa garotada que está nas UPPs trabalhando, se dedicando, servindo à população. Não vamos tirar por base esses atos absurdos e atrozes para condenar 8.600 policiais militares que estão permitindo a paz nas comunidades e nos bairros vizinhos”, disse o governador.

Confira fotos da ocupação de comunidades da zona norte do Rio:

Cabral falou aos jornalistas após a operação de ocupação policial do conjunto de favelas do Lins, na zona norte da cidade. Ele previu que a próxima UPP poderá ser a do Complexo da Maré, formado por favelas entre a Avenida Brasil e a Linha Vermelha, e disse que novos contingentes de policiais estão sendo formados nos próximos meses.

“Certamente no primeiro trimestre ou quadrimestre de 2014 [haverá a implantação da UPP na Maré]. Nós estamos formando muita gente. Estaremos colocando nas ruas da cidade, até o final deste ano, 1.200 policiais civis e mais 150 delegados. Isso vai ser um reforço muito grande na investigação.”

Sobre a manifestação de professores marcada para amanhã (7), no centro da cidade, o governador disse que o objetivo da PM será o de garantir o protesto e admitiu que é preciso separar quem faz baderna e vandalismo dos professores. No dia 1º, durante votação do plano de cargos e salários do magistério municipal na Câmara de Vereadores, os policiais militares reprimiram com violência os manifestantes.

“A polícia está presente para garantir o direito à manifestação. Infelizmente, grupos vão a essas manifestações com objetivo de enfrentar a polícia, quebrar agências bancárias, lojas, prédio e patrimônio público. Professor não é baderneiro. Tem que ser tratado com muito respeito e dignidade.”

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário