one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Crianças refugiadas têm dia de brincadeiras em São Paulo

Criado em 12/10/13 17h39 e atualizado em 12/10/13 18h05
Por Marli Moreira Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Cerca de 60 crianças refugiadas – do Congo, da Colômbia, de Angola, da Libéria, do Peru e de Cuba – tiveram um sábado diferente, quando é comemorado o Dia da Criança. Elas se misturaram nas atividades lúdicas com direito a soltar o corpo no pula-pula, se lambuzar de tintas, comer bolo, pipoca e ainda assistir a uma peça teatral.

Integrantes do Grupo Contagie e da Companhia de Teatro Ópera na Mala encenaram o espetáculo Baú de Histórias. Além disso, as crianças ganharam brinquedos. Tudo ocorreu no ginásio de esportes do Colégio Agostiano São José, no bairro do Belém, zona leste da capital paulista.

Leia também:
Crianças do DF pedem escolas coloridas e jornais com desenho

Em 83 cidades, feira de troca de brinquedos estimula consumo consciente das crianças


A exemplo do que ocorreu ontem (11), no Rio de Janeiro, a festa foi promovida pela organização não governamental (ONG) Eu Conheço Meus Direitos, com o apoio da Cáritas Arquidiocesana de São Paulo e do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (Acnur).

“Nosso objetivo nesse dia em que, tradicionalmente marca-se o dia de valorizar a criança, foi o de proporcionar brincadeiras para  crianças que tiveram de vir com os seus pais de outros países por conta do fundado temor de perseguição”, justificou o padre Marcelo Monge, diretor da Cáritas.

No grupo, há famílias refugiadas com a condição reconhecida legalmente, e as que ainda aguardam o processo de reconhecimento. A Cáritas ajuda os refugiados a conseguir abrigos, cursos de língua portuguesa, de qualificação profissional, além de auxílio para a inserção no mercado de trabalho.

“As crianças são a parte mais afetada da família que sai de seu país como refugiada. E veja o exemplo da Síria que tem mais de 2 milhões de refugiados, dos quais metade ou 1 milhão são crianças”, observou Raquel Trabazo, assistente de proteção do Acnur.

Segundo ela, tem crescido o número de jovens que ingressam desacompanhados. Só este ano, em São Paulo, chegaram 15 adolescentes, a maioria de origem africana. Dos cerca de 4,3 mil que entraram nessa condição no país, 1,86 mil estão em São Paulo e há solicitações para mais 2 mil.

A assistente informou ainda que, nos últimos três anos, triplicou o número de solicitações de refúgio, passando de 566, em 2010, para quase 3 mil, em 2013.

Edição: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário