one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Feijão

Imagem:

Compartilhar:

Feira indígena promove troca de sementes nativas entre 30 etnias do Brasil e do exterior

Criado em 14/10/13 20h23 e atualizado em 14/10/13 20h40
Por Luciano Nascimento Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Brasília - Cerca de 3 mil índios de mais de 30 etnias do Brasil e do exterior vão participar, até o dia 18, de uma feira sobre compartilhamento de sementes e conhecimentos de cultivos sobre diversas espécies agrícolas. A 9ª Feira Krahô de Sementes Tradicionais, foi aberta hoje (14) em Itacajá, no Estado do Tocantins. O evento também objetiva desenvolver ações para incrementar a segurança alimentar indígena, incentivar à conservação local das variedades agrícolas tradicionais e promover a capacitações nas áreas de agroecologia e artesanato, entre outros.

Os krahôs habitam a região de Cerrado do Centro-Oeste com uma população de 3 mil indivíduos, vivendo em 28 aldeias. A Feira Krahô de Sementes Tradicionais ocorreu pela primeira vez em 1997. Na última edição, em 2010, o evento reuniu cerca de 2.500 pessoas de dez etnias. O evento foi idealizado dois anos após os representantes dos krahôs terem procurado a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), em Brasília, em busca de sementes tradicionais de milho e amendoim, que estavam nas câmaras de conservação da Embrapa, onde mais de 100 mil amostras de sementes são mantidas a uma temperatura de 20 graus Celsius (ºC) negativa.

Os índios queriam reintroduzir nas suas roças as variedades tradicionais, substituídas por sementes tradicionais, comerciais e híbridos, durante o processo de aculturação, e não adequadas ao seu sistema de cultivo às suas necessidades alimentares.

 

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário