one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa de logística vai integrar rodovias, ferrovias e portos

Imagem:

Compartilhar:

Gleisi: governo mantém diálogo com TCU sobre estatal que adminsitra ferrovias

Criado em 08/10/13 17h48 e atualizado em 08/10/13 18h23
Por Mariana Branco Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

Gleisi Hoffmann
Segundo a ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, o órgão tem pedido esclarecimentos sobre o papel da empresa, pois no modelo proposto pelo governo ela adquirirá a capacidade de transporte das ferrovias para revendê-la a usuários, operadores e concessionárias que desejarem adquirir parte dela(Wilson Dias/ABr)

Brasília - A ministra da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, disse hoje (8) que o governo mantém diálogo com o Tribunal de Contas da União (TCU) sobre a Valec, estatal criada para administrar as ferrovias federais. Segundo a ministra, o órgão tem pedido esclarecimentos sobre o papel da empresa, pois no modelo proposto pelo governo ela adquirirá a capacidade de transporte das ferrovias para revendê-la a usuários, operadores e concessionárias que desejarem adquirir parte dela. "Estamos estudando a melhor maneira [de deixar clara a capacidade da Valec]", declarou. Desde a criação da Valec, o TCU vem questionando o governo e apontando diversas irregularidades na estatal.

Leia outras notícias no Portal EBC

Gleisi Hoffmann disse também que o governo segue sem bater o martelo sobre os leilões das rodovias consideradas menos atraentes pela iniciativa privada. As opções disponíveis continuam sendo obra pública ou parceria público privada. A ministra deu as declarações no lançamento do estudo Fortalecimento da Governança Pública: Boas Práticas e o Papel das Entidades Financeiras Superiores, que será conduzido pelo TCU com assistência técnica da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). O objetivo da pesquisa é levantar práticas bem-sucedidas e estimulá-las no governo federal.

Serão analisados a Casa Civil, a Controladoria-Geral da União (CGU), o próprio TCU e os ministérios da Fazenda e do Planejamento, Orçamento e Gestão. Os primeiros resultados serão apresentados em junho de 2014. De acordo com o presidente do Tribunal de Contas da União, João Nardes, que assinou nesta terça-feira a parceria com a OCDE, também estão sendo conduzidas auditorias em todo o país sobre os gastos e administração de pessoal, recursos para meio ambiente e para educação. A análise só engloba órgãos federais. Os dados dos levantamentos temáticos, reunidos pelos Tribunais de Contas das unidades da Federação, serão divulgados em novembro deste ano.

Edição: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário