one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Índios fecham Avenida Paulista em defesa da Funai

Criado em 02/10/13 18h45 e atualizado em 02/10/13 18h55
Por Bruno Bocchini Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

São Paulo – Centenas de índios fecharam no fim da tarde de hoje (2) quatro das oito vias da avenida Paulista. Eles querem que a Funai (Fundação Nacional do Índio) mantenha o poder de demarcação de terras indígenas. A manifestação foi organizada pela Comissão Guarani Yvyrupa. A Polícia Militar não soube precisar o número de manifestantes.

De acordo com as lideranças indígenas, a proposta de emenda constitucional (PEC 215), que transfere aos congressistas a decisão sobre a demarcação de terras, coloca em risco os direitos das comunidades.

Leia também:

Entenda a proposta que trata da demarcação de terras indígenas

“A PEC 215 é uma jogada política dos ruralistas para tentar tirar o poder da Funai, e para o índio não ter mais força para demarcar. A gente precisa que a Funai continue sendo a tutora para a demarcação”, destacou Olívio Jekupe, um dos líderes dos manifestantes.

Os indígenas reivindicam do governo federal a retomada dos processos de regularização fundiária e a melhoria da situação dos indígenas. “Os indígenas estão esquecidos, nossas escolas em situação bem ruim, sem professores”, ressaltou Uricanan Silveira, índio Pataxó.

O ato faz parte da Mobilização Nacional Indígena convocada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil, que ocorre em diversas cidades do país.

Edição: Beto Coura
 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário