one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ministro da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho.

Imagem:

Compartilhar:

Gilberto Carvalho nega chance de cancelar leilão do Campo de Libra

Criado em 18/10/13 17h18 e atualizado em 18/10/13 17h43
Por Mariana Jungmann Fonte:Agência Brasil

Brasília – O secretário-geral da Presidência da República, ministro Gilberto Carvalho, afirmou hoje (18) que, “de maneira alguma”, as manifestações de rua irão comprometer o leilão do Campo de Libra, o primeiro do pré-sal, que está marcado para segunda-feira (21). Diversas companhias petroleiras internacionais estão no Rio de Janeiro para participar do leilão.

Leia mais:

Petroleiros em greve reduzem produção na Reduc

Confira outras notícias sobre o Pré-Sal

Após participar de audiência pública no Senado, o ministro disse que a presidenta Dilma Rousseff tem a preocupação “natural” de ouvir democraticamente as demandas apresentadas nas manifestações, mas não cogita cancelar a disputa marcada para a próxima semana. “Estamos tomando todas as medidas para que o leilão transcorra, porque entendemos que a maioria do povo brasileiro está de acordo com o uso dos recursos do petróleo do jeito que está proposto e de maneira que beneficie a todo o povo brasileiro.”

O ministro espera que não seja necessário o uso da força para dispersar manifestações “não democráticas”, mas ressaltou que a presença das Forças Armadas no Rio, para reforçar a segurança do leilão, deverá ter o efeito de dissuadir protestos violentos. Para ele, as  manifestações são legítimas e devem ser respeitadas, mas, diante do que tem ocorrido ultimamente no país, houve "um processo de prevenção", para evitar a ação de alguns grupos radicais.

"Esses grupos não terão sucesso. É dever do Estado, em um evento dessa natureza, ter contenção, ter poder dissuasório sobre qualquer aventura de uso de meios não democráticos para o protesto", disse Carvalho. Ele ressaltou, porém, esperar que a força disponibilizada no Rio não seja necessária. "Esperamos que as manifestações ocorram dentro do processo democrático, sem violência, e que não haja pessoas feridas. Enfim, que haja, como sempre, o processo democrático, sem uso da violência.”

Em resposta às críticas e protestos sobre a possibilidade de que petroleiras internacionais explorem o petróleo brasileiro do pré-sal, o ministro destacou que o controle de todo o processo continua com a Petrobras e que, com o sistema de partilha, não há mais risco de o Brasil sair prejudicado. “A presença do capital internacional é necessária para que haja a exploração, mas o controle e a parte maior dos recursos são do povo brasileiro. Temos consciência tranquila quanto a isso”, concluiu Carvalho.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário