one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fim da webjet

Imagem:

Compartilhar:

MPT pede documentos do Cade sobre demissões nos processos de fusão

Criado em 08/10/13 14h58 e atualizado em 08/10/13 15h15
Por Alex Rodrigues Fonte:Agência Brasil

Fim da webjet
O procurador pedia atenção especial aos casos envolvendo as fusões Citrovita/Citrosuco, TAM/Varig, Brahma/Antarctica/Ambev, Sadia/Perdigão/BRF e GOL/Webjet. (Tânia Rêgo/ABr)

Brasília – O Ministério Público do Trabalho (MPT) ingressou com uma ação cautelar na Vara do Trabalho de Matão (SP) contra o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). O objetivo é fazer com que a autarquia federal entregue documentos para subsidiar um inquérito que apura a responsabilidade do Cade em casos de dispensa coletiva de trabalhadores durante processos de fusão e aquisição de empresas.

Vinculado ao Ministério da Justiça, o Cade é responsável por fiscalizar, prevenir e reprimir abusos de poder econômico. É a entidade que julga administrativamente as fusões de empresas, formação de cartel e infrações à ordem econômica. O MPT já havia instaurado inquérito civil para apurar o comportamento da autarquia em relação à demissão de 173 trabalhadores de Catanduva e de Matão, no interior paulista, em decorrência da fusão das empresas Citrosuco e Citrovita.

O procurador Rafael de Araújo Gomes pediu ao conselho a lista de todas as aquisições e fusões aprovadas pelo órgão a partir de 2003, com detalhes sobre se houve acordos estipulando a manutenção dos empregos e de denúncias de descumprimento de eventuais acordos. O procurador pedia atenção especial aos casos envolvendo as fusões Citrovita/Citrosuco, TAM/Varig, Brahma/Antarctica/Ambev, Sadia/Perdigão/BRF e GOL/Webjet.

Segundo o MPT, o Cade pediu sucessivas prorrogações dos prazos para entrega dos documentos solicitados. Ainda de acordo com o Ministério Público do Trabalho, por fim, a autarquia entregou arquivos incompletos, com trechos inteiros dos documentos suprimidos, com a alegação de que eram confidenciais.

Além disso, o Cade respondeu ao MPT que não localizou qualquer representação ou denúncia a respeito do possível descumprimento de acordos que garantissem os empregos. A informação foi classificada como falsa pelo procurador Rafael de Araújo Gomes.

Leia mais notícias de Economia

“A falsidade da afirmação já se encontra comprovada nos autos do inquérito civil, dado que o Cade recebeu e arquivou sumariamente denúncia oferecida pelo Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de São José dos Campos, Jacareí e Região, conforme parecer [do próprio Cade]. É possível que outros casos semelhantes tenham sido omitidos”, disse o procurador, em nota divulgada hoje (8), referindo-se ao caso de demissões em massa promovida pela Ambev no Vale do Paraíba, em São Paulo, contrariando acordo para fusão no qual a empresa se comprometeu a manter o nível de empregos.

De acordo com o MPF, o presidente do Cade, Vinícius Marques de Carvalho, pode ser indiciado na Polícia Federal (PF) por crime de desobediência, por ter descumprido a requisição ministerial. Procurado, o Cade ainda não se manifestou sobre o assunto.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário