one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


No total, o Brasil conta com 14,8 milhões de domicílios com TV por assinatura

Imagem:

Compartilhar:

Pesquisa do IBGE vai trazer dados sobre acesso à TV digital e à internet por dispositivos móveis

Criado em 29/10/13 13h27 e atualizado em 29/10/13 14h19
Por Vitor Abdala Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - Entrevistadores do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) já estão nas ruas de todo o país com o objetivo de coletar informações para a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2013. Além de dados sobre emprego, rendimento, educação e habitação, a pesquisa terá como novidade perguntas sobre o uso de internet por aparelhos móveis, a recepção de TV digital e o acesso a canais por assinatura.

A finalidade é ajudar o governo federal na condução da implantação do Sistema Brasileiro de Televisão Digital e na melhoria do Programa Nacional de Banda Larga. No caso do sistema de TV digital, a previsão do governo é desligar os sinais analógicos de televisão entre 2015 e 2018, sem que isso prejudique a população. Por isso, segundo o assessor do Ministério das Comunicações Danilo Bertazzi, é preciso saber quantas pessoas ainda não têm televisão com recepção de sinal digital, quem são elas e onde estão.

Os resultados da pesquisa indicarão ao governo se será possível manter o cronograma como previsto ou se serão necessárias mudanças ou políticas específicas. “As opções estão sendo estudadas. Com base nas informações da Pnad, vamos tomar as decisões, seja para subsidiar o acesso ao dispositivo [aparelho com recepção digital] ou ao conversor, seja para alterar o cronograma”, explicou Bertazzi.

Em relação ao uso da internet, será a primeira vez que o IBGE avaliará o acesso à rede mundial por meio de celulares e outros dispositivos móveis. A Pnad, por exemplo, só avalia se o domicílio tem acesso à internet por meio de computadores. Segundo Bertazzi, acredita-se que 80% dos acessos à internet no país sejam feitos por dispositivos móveis, mas não se sabe quem são essas pessoas nem onde estão.

Como ocorreu em 2004 e 2009, a pesquisa deste ano também trará um questionário sobre segurança alimentar, em que serão perguntados, por exemplo, se a pessoa se preocupa em ficar sem dinheiro para comprar comida ou se alguém de sua casa passou fome nos últimos três meses.

A coleta da Pnad 2013 começou há duas semanas no Rio de Janeiro. Na semana passada, os entrevistadores foram às ruas em mais dez estados. Hoje, a coleta se inicia nas outras 17 unidades da federação. O processo de recolhimento das informações vai durar três meses. A divulgação dos resultados está prevista para setembro de 2014.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário