one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Professores da rede municipal protestam e acampam nos arredores da Câmara de Vereadores, após a retirada de manifestantes que ocupavam o plenário

Imagem:

Compartilhar:

Professores estaduais do Rio continuam em greve

Criado em 02/10/13 22h26 e atualizado em 02/10/13 22h44
Por Agência Brasil Edição:Fábio Massalli

Rio de Janeiro - Os professores da rede estadual de Educação decidiram manter a greve que dura dois meses após a assembleia de hoje (2) no Club Municipal, na Tijuca, zona norte do Rio. O ato dos profissionais da educação ontem (1º) na Cinelândia foi a questão mais frisada pelos professores e pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação (Sepe). Para eles, a atuação da polícia foi um ato truculento e sem necessidade.  

Outra questão abordada na assembleia foi o corte dos ponto dos professores, determinado pelo  Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. De acordo com o diretor do Sepe, Alex Trentino, o sindicato pode recorrer da decisão que decretou que poderá haver corte de ponto a partir do dia 23 de setembro. “Só que isso só vai ser julgado definitivamente na segunda-feira que vem [7] e ainda cabe recurso do Sepe", disse Trentino.

A assembleia teve a participação de professores e também de alunos e de pais de alunos. Para a professora de história do Colégio Estadual Visconde de Cairú, Ana Lúcia, quando ocorre uma greve na educação, na verdade é uma aula de política. “Quando o aluno participa desses movimentos com o professor, ele também está aprendendo no dia a dia como a política educacional é montada. A educação não é feita só pelo professor e também não é feita só em sala de aula", disse.

Após a assembleia, os professores seguiram para a Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), no Maracanã, zona norte da cidade, para fazer um ato de repúdio à violência. Na próxima terça-feira (8), será feita a próxima assembleia dos professores da rede estadual, em local ainda não definido. Na segunda-feira (7), professores das duas redes farão um ato contra a violência e a criminalização das manifestações, às 17h, na Candelária, seguindo em passeata até a Cinelândia, no centro do Rio.

Em nota publicada ontem (1), a  Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) informou que a adesão à greve tem sido em torno de 700 servidores e que, segundo decisão do  Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, que considerou a greve dos professores estaduais do Rio de Janeiro ilegal, irá cortar o ponto dos servidores “faltosos a partir do dia 25 de setembro”.  A Seeduc também informou que quem “não retornar ao trabalho, após dez dias consecutivos será aberto processo administrativo disciplinar” e, quanto aos “dias parados anteriores a 25 de setembro, a  Seeduc informa que, caso as aulas não sejam repostas, executará também o desconto desse período”.

Edição: Fábio Massalli

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário