one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Fotos com celular

Imagem:

Compartilhar:

Redes sociais são tema de mostra no Rio de Janeiro

Criado em 24/10/13 09h09 e atualizado em 24/10/13 09h41
Por Agência Brasil Edição:Marcos Chagas

Exposição em São Paulo reúne fotos e ilustrações divulgadas em redes sociais
Programação contará com shows de bandas que usam a internet para promover seus trabalhos (Foto: Emily Baron/Creative Commons)

Rio de Janeiro - O fenômeno do compartilhamento de conteúdo nas redes sociais é o tema da Mostra Virei Viral, que apresentará de hoje (24) a domingo (27), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), a multiplicação de ideias e criações de pessoas que utilizam essas redes como forma de divulgação.

A mostra pretende fomentar a discussão em torno dos conteúdos virais como importante ferramenta de democratização da cultura, partindo do princípio que em cultura de rede "dividir é necessariamente multiplicar", explicou o curador da mostra, Diogo Rezende. Os conteúdos das redes sociais chamados virais, como vídeos por exemplo, são aqueles que adquirem um grande número de circulação na internet.

Leia mais noícias de tecnologia no Portal EBC

A programação contará com shows de bandas que usam a internet para promover seus trabalhos e palestras para discutir a colaboração nas criações. A mostra apresentará um formato diferente de contar histórias, com linguagem simples e informal, ao selecionar nove artistas para criarem narrativas a partir de vídeos virais.

Na avaliação de Diogo Rezende, as redes sociais são espaços democráticos que facilitam a divulgação de conteúdo, mas não têm a capacidade de mudar tão profundamente a cultura de uma sociedade. “A gente entende que é um espaço democrático. Mas, também, não adianta termos a utopia que a internet vai transformar as pessoas, porque você tem liberdade mas continua precisando saber o que fazer com ela”.

Rezende acrescentou que as redes sociais possibilitam “dar voz a quem não poderia ter voz”. Entretanto, ele ressalva que essa democratização da informação é insuficiente para achar que as ideias postas transformarão a sociedade.

Com exceção dos shows, que custarão R$ 10 a entrada inteira e R$ 5 meia entrada, todos os demais eventos poderão ser vistos gratuitamente pelo público. A programação completa está disponível no site www.vireiviral.com.br.

Edição: Marcos Chagas

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário