one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


fachada sede do Supremo Tribunal Federal

Imagem:

Compartilhar:

Rogério Tolentino pede redução de pena no processo do mensalão

Criado em 18/10/13 20h38 e atualizado em 18/10/13 20h57
Por André Richter Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

Brasília – O advogado Rogério Tolentino, condenado seis anos e dois meses de prisão na Ação Penal 470, o processo do mensalão, apresentou hoje (18) novo recurso ao Supremo Tribunal Federal (STF). Tolentino alega que houve contradição na fixação da pena de corrupção ativa e lavagem de dinheiro. O prazo para que os réus apresentem os embargos na segunda fase de recursos do julgamento, termina na segunda-feira (21). Até o momento, 12 réus recorreram.

No recurso, a defesa alega que a pena do ex-advogado do publicitário Marcos Valério foi calculada de forma desproporcional em relação aos réus ligados ao PP, o deputado federal Pedro Henry (PP-MT) e o ex-deputado Pedro Côrrea. Segundo a defesa, a pena de Tolentino deve ser reduzida, pois os pagamentos aos parlamentares foram feitos antes da vigência da Lei 10.763/03, que aumentou a punição para o crime de corrupção de um a oito anos de prisão para dois a 12 anos de reclusão. No caso de Tolentino, a Corte entendeu que os crimes ocorreram após a mudança. Os parlamentares foram condenados com a base na legislação anterior.

“Ao dar tratamento diferenciado, quanto ao tempo da consumação dos delitos de corrupção ativa e corrupção passiva entre Rogério Tolentino e os agentes políticos do PP, a Corte incorreu em evidente contradição relativamente aos dispositivos aplicados, pois, se a corrupção passiva teve consumação antes do vigor da Lei 10.763/03, é evidente que a corrupção ativa ocorreu na mesma época, já que não se pode compreender a consumação da corrupção ativa em data posterior a da corrupção passiva”, argumentou a defesa.
 

Edição: Carolina Pimentel

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário