one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Acidentes de trânsito

Imagem:

Compartilhar:

Saiba mais sobre a Lei Seca, tema da redação do Enem

Criado em 27/10/13 19h21 e atualizado em 27/10/13 21h34
Por Portal EBC

Neste ano, o tema escolhido para a redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) foi “os efeitos da Lei Seca no Brasil”. A redação do Enem, uma das etapas mais temidas da prova por boa parte dos candidatos, deve ser do tipo dissertativo-argumentativa. Ou seja, exige que o aluno apresente argumentos a favor ou contra determinado tema, defendendo seu ponto de vista. Também espera-se que o candidato faça uma '”proposta de intervenção social”, sugerindo algum tipo de solução para o problema.

Sobre a Lei Seca

Em 19 de junho de 2008, foi aprovada uma lei que modificou o Código de Trânsito Brasileiro e proibiu o consumo de álcool por condutores de veículos. O motorista que é pego na Lei Seca fica sujeito a multa, suspensão da habilitação e até mesmo detenção. Na sua primeira versão, havia uma tolerância de até 0,1 mg  de álcool no bafômetro, ou 0,2 d de álcool por litro de sangue. Já em 2011 foi aprovado uma resolução que endureceu a legislação. Desde então passa a ser crime dirigir sobre o efeito de álcool em qualquer quantidade. Além disso, o motorista que se negar a fazer o teste pode ser enquadrado e punido a partir de depoimento de testemunhas, vídeos ou imagens.

Advogado analisa os cinco anos de Lei Seca

Em junho, a lei 11705, também conhecida como Lei Seca, completou cinco anos de criação. Para avaliar sua eficácia e as mudanças que promoveu no comportamento dos motoristas brasileiros, o programa Cotidiano, da Rádio Nacional de Brasília, entrevistou o advogado criminalista  Euro Bento Maciel Filho

Uma em cada cinco vítimas do trânsito atendidas pelo SUS estava sob efeito de álcool

Levantamento mostra que uma em cada cinco vítimas de acidente de trânsito atendidas nos prontos-socorros do país havia ingerido bebida alcoólica na hora do acidente. A pesquisa, cujos dados são referentes a 2011, aponta ainda que as pessoas alcoolizadas estão mais sujeitas à hospitalização e a morte em decorrência do acidente.

Sancionada nova Lei Seca

A nova Lei Seca determina que outros meios, além do bafômetro, podem ser utilizados para provar a embriaguez do motorista, como testes clínicos, depoimento do policial, testemunhos de terceiros, fotos e vídeos.

Remédio usado para burlar bafômetro não elimina efeitos do álcool

Com a Lei Seca mais rigorosa desde janeiro para os motoristas que forem flagrados dirigindo embriagados, voltam a circular na internet informações de que é possível burlar a fiscalização. No mundo virtual, a informação é de que é possível driblar o bafômetro ao tomar alguns comprimidos do princípio ativo pidolato de piridoxina, derivado da vitamina B6.

Operação Lei Seca completa quatro anos com mais de um milhão de veículos abordados no RJ

Com mais de um milhão de veículos fiscalizados e mais de 85 mil carteiras de habilitação apreendidas, a Operação Lei Seca no estado do Rio de Janeiro completou quatro anos

Contran reduz tolerância de álcool no teste do bafômetro

Quem for pego dirigindo sob efeito de álcool sofrerá penalidades e pode ser preso. O Conselho Nacional de Trânsito (Contran) publicou em janeiro no Diário Oficial da União, a Resolução 432/13 que estabelece diretrizes para o cumprimento da Lei Seca mais rigorosa, sancionada em dezembro do ano passado.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário