one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Urna Eletrônica

Imagem:

Compartilhar:

Vice-procurador-geral eleitoral diz que não vai censurar debate político

Criado em 11/10/13 14h29 e atualizado em 11/10/13 15h02
Por André Richter Edição:Juliana Andrade Fonte:Agência Brasil

Brasília - O vice-procurador-geral eleitoral, Eugênio Aragão, afirmou hoje (11) que não vai "censurar" o debate político sobre disputa eleitoral do ano que vem. Em entrevista coletiva, Aragão disse que não vai interferir no debate eleitoral, desde que não haja promoção pessoal dos candidatos. Para ele, não cabe ao Ministério Público Eleitoral (MPE) "engessar" a discussão política.

Leia também:

Reforma política: grupo facilita criação de partido e cria cláusula de barreira para fundo partidário

22 milhões de eleitores serão identificados pela biometria nas eleições de 2014

Aragão afirmou que, no seu trabalho no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não vai censurar os políticos. Ele foi empossado no cargo junto com o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, no dia 17 de setembro. "Não podemos levar a interpretação da Lei dos Partidos e das eleições a um extremo, a ponto de praticamente engessar o debate. Então, desde que não haja fulanização, desde que não seja promoção pessoal, desde que não fique a conclamação clara nessas inserções e nas declarações dadas, se não houver isso, deixa acontecer."

De acordo com Aragão, o Ministério Público Eleitoral deve definir, em novembro, as regras para atuação nas eleições de 2014. Segundo ele, regras comuns são necessárias para definir como será atuação das instâncias do MPE nos casos em que agentes públicos ou pré-candidatos cometerem irregularidades. "A distância entre a propaganda institucional e a propaganda política é muito tênue. A gente tem que reunir os colegas que atuam nessa área e criar uma linguagem comum. Não dá para eu, em Brasília, ser o leniente e o procurador em São Paulo ser o durão. A gente tem que nivelar, e tornar esses critérios públicos, para que os candidatos, os jornalistas, todo mundo saiba em que hipótese o Ministério Público vai agir", argumentou.

Edição: Juliana Andrade

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário