one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo do Rio e prefeituras firmam acordo para reforçar proteção de reserva biológica

Criado em 07/11/13 15h36 e atualizado em 07/11/13 15h43
Edição:Carolina Pimentel

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Com o objetivo de reforçar a proteção da Reserva Biológica do Tinguá, na Baixada Fluminense, a Secretaria do Ambiente do Estado do Rio assinou hoje (7) um protocolo com as prefeituras de seis municípios vizinhos à área de proteção ambiental.

De acordo com o documento, as prefeituras se comprometem a desenvolver ações e projetos voltados para a preservação da região, que  tem 26 mil hectares, e é um das mais importantes unidades de conservação federal. As cidades que assinaram o protocolo são: Duque de Caxias, Japeri, Nova Iguaçu e Queimados, na Baixada Fluminense; Miguel Pereira, no centro-sul do estado, e Petrópolis, na região serrana.

Entre as ações acertadas, estão previstas a readequacão dos limites das unidades de conservação municipais com a reserva biológica, revisão dos planos diretores e iniciativas conjuntas de educação ambiental e de fiscalização.

Segundo o secretário estadual do Ambiente, Carlos Minc, cerca de R$ 4 milhões serão investidos na Reserva do Tinguá e nas regiões próximas. "Todos essas cidades têm faunas com espécies específicas e com uma biodiversidade incrível. Essa iniciativa busca justamente otimizar o trabalho de preservação para combatermos problemas comuns nessa região, como poluição de rios, tráfico de animais e caçadas irregulares", disse.

Ainda de acordo com o secretário, as ações ambientais na região podem gerar emprego e oportunidade de renda para as famílias. "Esse trabalho simultâneo traz consigo uma movimentação nos setores e aquece a economia da região. Tenho certeza que o ecoturismo e a gastronomia podem fazer parte da vida dessas pessoas".  
 

Edição: Carolina Pimentel

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário