one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Sala com os arquivos do extinto Departamento Estadual de Ordem Política e Social (DEOPS) de São Paulo que estão sendo digitalizados e disponibilizados na Internet

Imagem:

Compartilhar:

Arquivo Público de São Paulo disponibiliza documentos do extinto SNI na internet

Criado em 06/12/13 19h50 e atualizado em 06/12/13 20h16
Por Daniel Mello Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

São Paulo - O Arquivo Público do Estado de São Paulo disponibilizou hoje (6), na internet - http://www.arquivoestado.sp.gov.br/memoriapolitica -, documentos produzidos pelo antigo Serviço Nacional de Informações (SNI) durante a ditadura militar. Entre os documentos estão os boletins informativos e os sumários do comunismo internacional.

Leia mais notícias

O SNI foi o principal órgão de informações da ditadura militar. Os boletins era um meio de distribuir informações internas no aparato repressivo. Constam informações sobre o funcionamento burocrático do órgão, dados sobre setores da sociedade civil que se opunham à ditadura e até de pessoas que apoiavam o regime.

Os sumários do comunismo internacional davam notícias sobre o avanço do comunismo no mundo. Era uma maneira de subsidiar o trabalho do aparato repressivo na tentativa de entender o funcionamento dos grupos organizados que lutavam contra o governo militar. Os documentos possibilitam uma visão sobre o funcionamento dos órgãos repressivos e a análise oficial sobre a resistência à ditadura.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário