one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ocupação continua no antigo Museu do Índio

Imagem:

Compartilhar:

Batalhão de Choque desocupa antigo Museu do Índio

Criado em 16/12/13 09h19 e atualizado em 16/12/13 09h50
Por Vitor Abdala Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil


Rio de Janeiro - Policiais militares do Batalhão de Choque desocupam neste momento o prédio do antigo Museu do Índio, ao lado do Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã, na zona norte do Rio. Alguns dos manifestantes que ocupavam o museu saíram voluntariamente, enquanto outros foram retirados pela polícia. Uma pessoa foi detida e levada para a delegacia.

Um grupo permanece no terraço do prédio, negociando com a Polícia Militar. Segundo alguns manifestantes, a polícia chegou depois que eles ocuparam, no sábado, o prédio anexo que pertenceu ao Ministério da Agricultura. O comando do Batalhão de Choque não soube informar se existe mandado de reintegração de posse e disse apenas que cumpre determinação do Comando da Polícia Militar.

Leia também no Portal EBC:

Sem-teto acampam em frente à prefeitura de São Paulo

Terminou prazo de atualização do cadastro do Bolsa Família

"Temos grávidas e crianças lá dentro. Estamos tentando ver se conseguimos continuar aqui. Querem nos tirar daqui de qualquer jeito por causa dessa Copa do Mundo. Não sou contra a diversão do futebol, mas vejam o preço que muitos estão pagando, como os índios e os moradores de comunidades que estão sendo removidas", disse a professora da rede estadual Mônica Lima, que ocupava o prédio e foi retirada pela polícia.

No momento em que a polícia entrou no prédio, manifestantes subiram no edifício, que tem três andares, e tentaram dificultar a subida dos policiais retirando degraus de madeira da escada.

O grupo voltou a ocupar o prédio em agosto, depois da Copa das Confederações, e reivindica que o local se torne um centro de referência indígena, inclusive com a criação de uma universidade. A primeira ocupação, iniciada em 2006, foi removida em março deste ano por determinação da Justiça.

Segundo a Secretaria de Cultura do Rio, o local abrigará o Centro Estadual de Estudos e Difusão da Cultura Indígena. O prédio do antigo Museu do Índio foi construído no século 19 e abrigou o Serviço de Proteção ao Índio, comandado pelo marechal Cândido Rondon. Transformado em museu, o local teve entre seus diretores o antropólogo Darcy Ribeiro. O governo do Rio cogitou demolir o prédio, como parte das obras de reforma do Maracanã, mas, depois dos protestos, desistiu.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário