one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Um temporal atinge o município de Macaé, no norte fluminense, nas últimas horas, provocando o transbordamento do Rio Macaé, que corta a cidade.

Imagem:

Compartilhar:

Chuvas deixam quase 200 desabrigados no norte fluminense

Criado em 03/12/13 11h27 e atualizado em 03/12/13 11h46
Por Agência Brasil Edição:Graça Adjuto

Rio de Janeiro - Subiu para 193 o número de pessoas desabrigadas por causa da forte chuva que, desde o fim de semana, castiga o município de Macaé, no norte fluminense. Inicialmente, os moradores estão sendo encaminhados para o Colégio Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel, no bairro de Miramar. A escola registra 63 famílias acolhidas, sendo 110 adultos e 83 crianças e adolescentes.  

Segundo o sistema de alerta de cheias do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), os rios São Pedro e Macaé seguem em alerta máximo e correm risco de transbordamento. O mesmo ocorre com os rios Muriaé, Itaperuna, Carangola, Itabapoana e Paraíba do Sul, que cortam os municípios de Itaperuna, Porciúncula, Natividade, Campos de Goytacazes e Bom Jesus do Itabapoana, todos situados nas regiões norte e noroeste do estado.

De acordo com o Inea, que monitora os rios do estado, o alerta máximo é o mais grave de uma escala de quatro níveis, que significa que a água já atingiu mais de 80% do nível de transbordamento. Ontem (2) em Macaé, uma criança de 6 anos morreu por causa de um deslizamento de terra no Morro do Santana.

Leia também outras notícias em Brasil

O mapeamento feito pela prefeitura confirma que todas as bacias hidrográficas do município estão alagadas. O índice de saturação do solo prejudica a drenagem das águas pluviais, pela dificuldade de absorção, tendo em vista o volume anormal de chuvas no período da madrugada (da meia-noite às 4h), que chegou a 238 milímetros, de acordo com a Defesa Civil Municipal.

Cerca de 37 mil alunos da rede municipal, matriculados em 105 unidades de ensino da cidade, estão sem aula desde ontem. A prefeitura informou que as aulas retornarão depois que a situação das chuvas for normalizada. A previsão do tempo para Macaé hoje é céu parcialmente nublado, com chuvas em pontos isolados.

Para ajudar os desabrigados, foram disponibilizados espaços para a entrega de donativos como alimentos não perecíveis, roupas, material de higiene, colchonetes e água mineral. A entrega ocorre das 8h às 18h. Os pontos de entrega podem ser consultados no site da prefeitura de Macaé.

Edição: Graça Adjuto

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário