one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, participa da abertura do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Na abertura, houve um minuto de silêncio em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela

Imagem:

Compartilhar:

Combate à tortura e conferência nacional em 2015 foram marcos do FMDH, diz Maria do Rosário

Criado em 13/12/13 13h40 e atualizado em 13/12/13 14h08
Por Carolina Sarres Edição:Talita Cavalcante Fonte:Agência Brasil

 

 A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, participa da abertura do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Na abertura, houve um minuto de silêncio em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela
Segundo a ministra, a ampla participação da sociedade civil, de instituições de defesa dos direitos humanos e do governo foi destaque do encontro que termina hoje (Foto: Fabio Rodrigues Pozzebom / Agência Brasil)

Brasília - A criação do Sistema de Nacional de Combate à Tortura e a convocação da 1ª Conferência Nacional de Direitos Humanos em 2015 foram os principais resultados do Fórum Mundial de Direitos Humanos (FMDH), segundo a ministra da Secretaria de Direitos Humanos, Maria do Rosário. De acordo com ela, a ampla participação da sociedade civil, de instituições de defesa dos direitos humanos e do governo foi outro destaque do encontro que termina hoje (13).

Leia a cobertura completa do Fórum Mundial de Direitos Humanos

Ontem (12), a presidenta Dilma Rousseff assinou o documento de criação do sistema. Ela disse que o Estado brasileiro não aceita nem aceitará práticas de tortura contra os cidadãos. "Serão escolhidos 11 peritos nacionais autorizados previamente a entrarem em delegacias, penitenciárias, instituições de longa permanência e outros locais fechados para a averiguação de situação de tortura", informou Maria do Rosário.

Sobre a Conferência Nacional, programada para 2015, começarão a ocorrrer, no ano que vem, encontros estaduais preparatórios. "Serão dois anos de estruturação da agenda de direitos humanos no Brasil", disse a ministra.

Nos quatro dias de fórum, que começou na terça-feira (10), participaram quase 10 mil pessoas de 74 países e 700 instituições nacionais e internacionais. Foram conduzidas cerca de 400 atividades temáticas sobre diversas questões relacionadas aos direitos humanos, ações culturais, debates temáticos, conferências, além de feiras literárias e de economia solidária.

Participaram do fórum, a presidenta Dilma Rousseff, o vice-presidente Michel Temer, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, membros da Organização das Nações Unidas (ONU), de organismos internacionais – como a Organização Internacional do Trabalho (OIT) e do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) –, entre outras instituições representativas.

"A presença muito grande de governos de vários países, sociedade civil e movimentos organizados marca um caminho que é irrenunciável para a democracia: o do diálogo", disse Maria do Rosário.

Sobre os compromissos assumidos no fórum, a ministra ressaltou que a continuidade do diálogo e a implementação de ações são de responsabilidade da sociedade civil. "O gerenciamento das ações não é do governo. Esse foi um fórum da sociedade civil, organizado também pelo governo, mas ele é livre. Se as instituições falaram sobre seus compromissos, agora devem assumir as responsabilidades", completou.

De acordo com a organização, uma carta de intenções sobre os temas debatidos era esperada para ser entregue hoje no encerramento, mas não houve tempo de terminá-la. O texto do documento começará a ser discutido pelos participantes hoje, mas a entrega não será formalizada.

Edição: Talita Cavalcante

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário