one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Lavar mãos

Imagem:

Compartilhar:

Empresa tem atividade suspensa por comercializar água contaminada

Criado em 19/12/13 20h46 e atualizado em 19/12/13 21h03
Por Douglas Corrêa Edição:Aécio Amado Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Empresa Transportes Água Santa Ltda. teve a atividade suspensa e dois caminhões-pipa apreendidos hoje (19) por captação e venda ilegal de água. Constatou-se ainda que a água comercializada como potável, para um condomínio de Jacarepaguá, na zona oeste do Rio, estava contaminada. Em uma análise físico-química da água do poço, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) encontrou coliformes fecais termotolerantes, bactérias e um alto teor de fluoreto (forma iônica do flúor).

Leia mais notícias

O fluoreto é um sal inorgânico prejudicial ao corpo humano, pois agride certos órgãos, principalmente os digestivos, podendo provocar gastrite aguda, problemas nos ossos e, em última instância, com o uso continuado, até mesmo depressão e má formação de feto.

A empresa captava água de um poço artesiano explorado ilegalmente no terreno de sua sede, na Estrada da Chácara, 578, no Largo do Tanque, em Jacarepaguá, e vendia para condomínios e empresas na zona oeste do Rio. A operação foi desencadeada pela Coordenadoria Integrada de Crimes Ambientais (Cicca), da Secretaria de Estado do Ambiente.

O síndico do condomínio Victória Top Parque, Antônio Ferreira Cunha, disse que foi a primeira vez que comprou água da empresa e “acreditava ser de boa qualidade, embora não soubesse a procedência”. Segundo ele, cada caminhão-pipa custava R$ 800, mas como havia comprado dois, o dono da empresa fez por R$ 750 cada um.

O coordenador da Cicca, coronel da Polícia Militar, José Maurício Padrone, informou que a Secretaria do Ambiente tinha indícios suficientes para lacrar o poço e suspender as atividades da empresa. Mas optou por monitorar os caminhões até o consumidor final para poder caracterizar o crime de comércio ilegal de substâncias nocivas à saúde humana.

"Os síndicos dos condomínios têm que estar atentos. Na hora de comprar água de caminhões-pipa, devem exigir a outorga do local de captação emitida pelo Inea ou um cupom eletrônico, para comprovarem que a água é procedente de um ponto de distribuição da Cedae [empresa distribuidora de água do Rio]”, explicou.

O proprietário da Empresa Transportes Água Santa Ltda., Juarez Rodrigues Salvador, foi levado para a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente e responderá por crime ambiental e contra a saúde pública. Também poderá ser multado por comercializar substâncias nocivas à saúde humana.

Edição: Aécio Amado

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário