one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


IBGE divulga novo mapa do Brasil

Imagem:

Compartilhar:

IBGE lança mapa político atualizado do território brasileiro

Criado em 03/12/13 12h01 e atualizado em 03/12/13 12h26
Por Vinícius Lisboa Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro- O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou hoje (3) o novo Mapa Político do Brasil, com a representação cartográfica de todo o país, tendo o ano de 2010 como referência. O mapa é usado para a geração de outros mapas em escalas menores e no atendimento a projetos geocientíficos.

A carta - que traz atualizações no sistema viário e ferroviário do país, bem como as principais obras e edificações - pode ser baixado gratuitamente no site do IBGE

O instituto elabora o mapa desde 1940, e a edição que estava vigente antes deste lançamento era a de 2004, com base em dados de 2000. Apesar de ter como referência o ano de 2010, a carta divulgada hoje incorporou obras concluídas posteriormente, segundo o IBGE.

A representação cartográfica retrata as cinco regiões do país, os 26 estados e o Distrito Federal, além das principais localidades. Também é possível identificar aeroportos, diferenciados em nacionais e internacionais, rodovias com pavimentação concluída, em andamento e não pavimentadas, gasodutos, ferrovias, usinas elétricas e áreas sujeitas a inundação.

A escala do mapa é 1:5.000.000, em que cada centímetro na ilustração equivale a 50 quilômetros do território nacional. Na legenda, dados demográficos e geográficos das unidades da Federação também estão disponíveis.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário