one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, participa da abertura do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Na abertura, houve um minuto de silêncio em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela

Imagem:

Compartilhar:

Maria do Rosário pede apoio aos índios para enfrentar PEC 215

Criado em 12/12/13 16h41 e atualizado em 12/12/13 17h27
Por Agência Brasil Edição:Valéria Aguiar

 

 A ministra de Direitos Humanos, Maria do Rosário, participa da abertura do Fórum Mundial de Direitos Humanos. Na abertura, houve um minuto de silêncio em homenagem ao líder sul-africano Nelson Mandela
A ministra afirmou que o governo recebe pressões em relação ao assunto (Fabio Pozzebom / Agência Brasil)

Brasília - A ministra da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República, Maria do Rosário, pediu apoio aos povos indígenas na luta para que os parlamentares votem contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 215/00, que transfere para o Congresso a prerrogativa de demarcar as terras indígenas.

Saiba mais sobre o Fórum Mundial

"Se o governo puder contar com vocês, nós damos a nossa palavra que trabalharemos com muita disposição para buscar e impedir as mudanças constitucionais e garantir que prevaleça o que já está na lei", disse a ministra Maria do Rosário. A reunião ocorreu no Fórum Mundial de Direitos Humanos e contou com a presença do ouvidor nacional de Direitos Humanos, Bruno Renato e representantes da Fundação Nacional do Índio (Funai).

A menos de um ano para as eleições de 2014, a ministra disse que o governo precisa de apoio porque está sofrendo diversas pressões: "Nós queremos que vocês nos apoie, estou pedindo isso a vocês mesmo que seja difícil. Nos apoie porque o governo está sofrendo pressões, nos apoie porque nós estamos pressionados, já que somos contra a PEC. Tentam nos separar dentro do governo, tentam nos dividir, tentam nos pressionar para mudarmos opiniões", disse a ministra.

De autoria do ex-deputado Almir Sá, a PEC tem por objetivo levar a votação pelo Congresso a demarcação de terras indígenas e quilombolas. A proposta também facilita a revisão das terras já demarcadas. Outras mudanças seriam nos critérios e procedimentos para a demarcação destas áreas, que passariam a ser regulamentadas por lei, e não por decreto como tem sido feita até os dias de hoje.

Desde a abertura do Fórum Mundial de Direitos Humanos, Maria do Rosário tem ouvido indígenas de várias etnias. Durante o encontro de hoje, os índios  entregaram cartas pedindo a reintegração de posse da área de 7 mil hectares em Japorã-MS, onde 5 mil indígenas correm risco de serem retirados por policiais. Em 2003, a área que pertencia aos índios foi ocupada por proprietários. Após três anos foi efetuado um acordo com o Ministério da Justiça que não foi cumprido. “ O que nós solicitamos é que esse acordo prevaleça, disse o representante dos Guaranis, Valdemiro Cruz .

Em 2013 os índios cansaram de esperar pelo governo e no dia 1º de outubro o povo Guarani decidiu ocupar suas áreas novamente. Em nome da comunidade Guarani-Kaiowá,  Valdemiro Cruz entregou carta a ministra na qual solicita “ a reintegração de posse e o fim do clima tenso que ficou em nossa aldeia". No dcumento os guaranis pedem o ressarcimento aos propietários que adquiriram os títulos.
 

Edição: Valéria Aguiar

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário