one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O município do Rio de Janeiro entrou em estágio de alerta, o segundo mais grave em uma escala de quatro níveis, devido à chuva que atinge a cidade

Imagem:

Compartilhar:

Secretaria de Saúde envia ajuda para municípios da Baixada Fluminense

Criado em 11/12/13 21h07 e atualizado em 11/12/13 21h20
Por Nielmar de Oliveira Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro enviará medicamentos e folhetos informativos sobre a prevenção de doenças para os municípios de Nova Iguaçu, Queimados e Japeri, os mais atingidos na Baixada Fluminense pelas fortes chuvas que caem desde a chegada de uma frente fria ao estado, no início da noite de ontem (10).

Leia mais notícias

Ao todo, serão enviados 12 mil frascos de hipoclorito de sódio, mil doses de vacina contra tétano e difteria, além de 9,3 mil folhetos informativos para prevenção de doenças, como leptospirose e dengue, entre outras ações.

 Veja mais notícias sobre as fortes chuvas no Rio de Janeiro no Portal EBC

Somente para o município de Nova Iguaçu, onde o prefeito Nelson Bornier decretou estado de calamidade e existem cerca de 2 mil desalojados e desabrigados, serão enviados kits de emergência, 6 mil frascos de hipoclorito de sódio e mil doses de vacina contra tétano e difteria.

Segundo as informações do Palácio Guanabara, cada kit tem capacidade para atender a 500 pessoas e contém medicamentos para a atenção básica, antibióticos, hipoclorito de sódio, ataduras, cateteres, luvas, máscaras descartáveis e seringas. Japeri e Queimados vão receber 3 mil frascos de hipoclorito de sódio, cada. Todas as três cidades receberão, também, materiais informativos.

Nos três municípios, a Secretaria de Saúde conta com um plano de contingência que inclui uma unidade de resposta rápida – dedicada a surtos e emergências – e ações de técnicos das vigilâncias epidemiológica, sanitária e ambiental, que atuam na contenção de doenças e na vistoria da qualidade da água nos locais atendidos.

A Secretaria Estadual de Saúde alerta para o fato de que enchentes causam doenças principalmente no período posterior às chuvas, a exemplo da leptospirose – transmitida quase sempre pela urina de rato e que tem alta taxa de letalidade, ocorrendo, geralmente, quando as pessoas começam a limpar suas casas e têm contato com a água e a lama contaminadas pela bactéria leptospira.

Edição: Davi Oliveira

 

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário