one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Foto da Linha Amarela do Metrô em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Metrô suspende contratos de manutenção de trens sob suspeita

Criado em 31/01/14 23h01 e atualizado em 31/01/14 23h36
Por Daniel Mello Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O Metrô de São Paulo anunciou hoje (31) a suspensão por 90 dias dos contratos de reforma e manutenção de trens que estão sob investigação do Ministério Público (MP) do Estado de São Paulo .  “Embora não tenha constatado indícios de irregularidades nestes contratos, o Metrô reiterou à promotoria com esta parceria sua disposição em colaborar com as investigações e exigir o ressarcimento de eventuais prejuízos aos cofres públicos”, diz o comunicado da empresa.

Em dezembro, o MP pediu a suspensão imediata de dez contratos de reforma de 98 trens do Metrô, que totalizam R$ 2,5 bilhões. Segundo o MP, os contratos têm indícios de que houve irregularidade nas licitações para a escolha das empresas que fariam o serviço. De acordo com o órgão, sempre uma única empresa se candidatava a ganhar a licitação. Também há indícios de que houve o fracionamento, em dez contratos, da contratação do serviço na tentativa de esconder o valor total do contrato.

Na ocasião, o Ministério Público destacou, ainda, que três trens reformados entregues ao Metrô, e já em funcionamento, foram pivôs em acidentes nos últimos anos: em 1º de dezembro de 2012 (quando um trem andou sozinho na Estação Jabaquara e colidiu com outro); em 5 de agosto de 2013 (uma composição descarrilou na Linha 3 - Vermelha devido a um problema em uma peça); e em 16 de maio de 2013, (quando ocorreu, na Linha 3 - Vermelha, a colisão entre dois trens).

Editor Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário