one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Ação da Polícia Civil prende 30 na Cracolândia em São Paulo

Imagem:

Compartilhar:

Ministério Público vai investigar ação da Polícia Civil na Cracolândia

Criado em 25/01/14 16h23 e atualizado em 25/01/14 16h43
Por Camila Maciel - Repórter da Agência Brasil Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Ação da Polícia Civil prende 30 na Cracolândia em São Paulo
Ação da Polícia Civil prende 30 na Cracolândia em São Paulo (Prefeitura de São Paulo)

O Ministério Público paulista instaurou inquérito para apurar se houve excessos na ação da Polícia Civil na região da Cracolândia, ocorrida na última quinta-feira (23). Agentes do Departamento Estadual de Prevenção e Repressão ao Narcotráfico (Denarc) usaram bombas de gás lacrimogêneo contra os usuários de drogas, provocando correria nas ruas do centro, onde eles estavam aglomerados. Cerca de 30 pessoas foram presas, das quais quatro, segundo a polícia, são acusadas de tráfico de drogas.

Leia também:

Ato na Praça da Sé critica exclusão social e preconceito

Brasília tem rolezinho de doação de sangue no Hemocentro

Rolezinho em shopping de Niterói pode gerar multa de R$ 10 mil

Os promotores consideram que deve ser estendida para a Polícia Civil a decisão judicial que proibiu a Polícia Militar (PM) de empregar ações “vexatórias, degradantes ou desrespeitosas” contra os dependentes. A medida foi resultado de outra ação do Ministério Público que questionava a operação conjunta da gestão anterior da prefeitura e do governo estadual. No início de 2012, a PM tentou retirar os dependentes das ruas do centro paulistano.

A prefeitura de São Paulo avaliou que a ação do Denarc poderia comprometer o Programa Braços Abertos, lançado no dia 14, para atender a dependentes químicos da região. “A prefeitura repudia esse tipo de intervenção, que fez uso de balas de borracha e bombas de efeito moral contra uma multidão formada por trabalhadores, agentes públicos de saúde e assistência e pessoas em situação de rua, miséria, exclusão social e grave dependência química”, ressalta o comunicado.

O programa acolhe dependentes químicos em hotéis da região central e oferece uma bolsa para que eles trabalhem no serviço de limpeza de ruas, calçadas e praças no centro da cidade. Cada usuário recebe um salário mínimo e meio, que inclui os gastos com alimentação, hospedagem, além de R$ 15 por dia de trabalho. Os dependentes foram retirados da favela instalada na Alameda Dino Bueno.

Para a diretora do Denarc,  Elaine Biasoli, a operação ocorreu dentro da legalidade. Ela relatou que os policiais, com viatura descaracterizada e à paisana, foram à Cracolândia para prender um traficante, mas foram recebidos com agressão. “Foram recebidos a pauladas, quebraram a viatura, feriram o policial, aí foi pedido reforço. E nós mandamos o reforço para concretizar a prisão”, disse.

*Com informações da TV Brasil

Editor Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário