one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Principal sistema que abastece São Paulo atinge o menor nível em 39 anos

Imagem:

Compartilhar:

Principal sistema que abastece São Paulo atinge o menor nível em 39 anos

Criado em 31/01/14 11h56 e atualizado em 31/01/14 12h17
Por Fernanda Cruz Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

Os reservatórios do Sistema Cantareira chegaram ao menor nível já registrado nos seus 39 anos de operação: 22,2%. A redução da capacidade pode afetar os moradores da região metropolitana de São Paulo, já que o sistema responde por quase 50% do abastecimento dessas cidades.

Segundo a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), no ano passado, choveu 70% menos do que o esperado nas quatro represas que formam o sistema. A precipitação foi equivalente a 1.090 milímetros de chuva, quando a média histórica anual é de 1.566 milímetros.

Este mês e em dezembro, as chuvas também foram escassas. O mês de janeiro registra, normalmente, 300 milímetros de chuvas, mas, em 2014, o índice ficou em 87,8 milímetros.

Enquanto o último mês do ano costuma registrar, em média, 226 milímetros de chuva, dezembro passado registrou precipitação de 62 milímetros – o pior mês de dezembro desde que a medição começou a ser feita, há 84 anos. Durante o período chuvoso de 2013, entre outubro e março, as chuvas também ficaram 50% abaixo do esperado.

Leia também outras notícias em Brasil

A estiagem pode também afetar os outros cinco sistemas que integram o complexo de abastecimento da Grande São Paulo. O volume de água verificado hoje (31) no Sistema Alto do Tietê foi 44,7%; no Alto Cotia, 63,2%; no Guarapiranga, 67,2%; no Rio Grande, 92,7%; e no Rio Claro, 98,7%. A Sabesp informou que esses níveis estão dentro da normalidade.

Apesar da situação crítica na Cantareira, a Sabesp descartou a possibilidade de racionamento. A companhia pede para que a população economize água, adotando medidas como tomar banhos mais curtos, usar vassoura em vez de mangueira para limpar quintais e calçadas, acumular as roupas para utilizar a máquina de lavar na capacidade máxima e fechar a torneira enquanto escova os dentes ou faz a barba.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário