one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Rio de Janeiro - Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara. Polícia usa bomba de gás para dispersar o protesto

Imagem:

Compartilhar:

Rio cria batalhão para grandes eventos e multidões

Criado em 06/01/14 17h18 e atualizado em 06/01/14 17h45
Por Akemi Nitahara Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

Manifestantes e polícia entram em confronto em frente ao Palácio Guanabara
De acordo com a PM, o batalhão está em atividade há três meses, com cerca de 500 policiais, e a publicação de hoje foi para tornar oficial as operações do grupo. O anúncio da criação do batalhão foi feito em setembro, após as manifestações do Dia da Independência(Fernando Frazão/ABr)

Rio de Janeiro – Foi publicada hoje no Diário Oficial do Estado do Rio a resolução da Secretaria de Estado de Segurança que cria o Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos, sem aumento de despesas ou de efetivo da Polícia Militar (PM). O foco é a atuação “onde houver a presença de multidões, seja em manifestações populares, jogos de futebol ou qualquer outro evento esportivo ou cultural”.

De acordo com a resolução, o objetivo do novo batalhão é dotar a PM de “instrumentos especializados, eficazes e inteligentes para sua atuação no campo do policiamento ostensivo, visando a preservação da ordem pública em locais públicos”. O texto destaca a necessidade de policiais “especializados e treinados para atuarem dentro de uma doutrina de policiamento de proximidade, através do emprego de equipamentos e técnicas próprias, visando a gestão de multidões”.

Leia outras notícias em Brasil

De acordo com a PM, o batalhão está em atividade há três meses, com cerca de 500 policiais, e a publicação de hoje foi para tornar oficial as operações do grupo. O anúncio da criação do batalhão foi feito em setembro, após as manifestações do Dia da Independência. Os policiais foram remanejados de outras unidades operacionais e administrativas da corporação e reforçaram o patrulhamento nas manifestações do ano passado e no réveillon, além de fazer parte do policiamento nas praias neste verão.

A corporação informa que a principal atribuição do batalhão é “a atuação em agendas esportivas, shows e espetáculos com grande concentração de público”, e que os agentes passaram por treinamento específico “de mediação de conflito e de controle de distúrbios, bem similares aos do Batalhão de Choque”.

Edição: Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário