one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


shopping park shopping brasília

Imagem:

Compartilhar:

Brasília tem previsão de dois rolezinhos neste sábado, 25

Criado em 25/01/14 09h47 e atualizado em 25/01/14 10h23
Por Carolina Sarres Edição:Graça Adjuto Fonte:Agência Brasil

Depois dos rolezinhos em São Paulo e no Rio de Janeiro, chegou a vez da capital do país. A partir das 14h de hoje (25), estão marcados rolezinhos em dois dos principais shoppings de Brasília, o Iguatemi e o ParkShopping - nas áreas norte e sul da cidade, respectivamente.

Na página de convocação do rolezinho do Iguatemi, que deverá ser o principal, o movimento é justificado como um protesto contra a "privatização de espaços públicos, o subfinanciamento governamental das políticas sociais e a criminalização da pobreza".  No evento criado na rede social Facebook, mais de 31 mil pessoas foram convidadas, porém pouco mais de 3 mil confirmaram presença.

O convite não deixa de lado, no entanto, o objetivo mais informal dos encontros nos shoppings centers, que é a reunião de uma multidão de jovens. O movimento convoca jovens de todas as tribos, alerta contra o uso de drogas no local e pede que o rolezinho seja pacífico.

Leia também:

Jovens do rolezinho também são consumidores, defendem entrevistados

Jovens do Norte e Centro-Oeste organizam rolezinhos

Em uma publicação na página, um dos criadores do evento, Franklin Rabelo de Melo, diz que a organização do movimento já é uma vitória política, por ter conseguido colocar em pauta o tema do preconceito e da discriminação e expor demandas dos jovens ao Governo do Distrito Federal (GDF) - como transporte público, investimentos governamentais, cultura, lazer e esporte. O GDF convocou a Polícia Militar para acompanhar os protestos hoje. Em nota, o Shopping Iguatemi informou que tem como procedimento padrão atuar para garantir a segurança e a tranquilidade dos clientes, lojistas e colaboradores.

Na página do rolezinho do Parkshopping, há menos informações a respeito do evento e menos presenças confirmadas - 182. O ParkShopping divulgou nota informando que tem acompanhado a questão e que sempre que toma conhecimento de algum evento que possa afetar o bem-estar  de seus clientes e lojistas, toma as medidas que entende cabíveis. Na nota, o shopping explica que respeita a lliberdade de ir e vir de qualquer indivíduo, desde que sejam assegurados os direitos dos cidadãos como um todo.

Os primeiros rolezinhos foram organizados por cantores de funk em resposta à aprovação, pela Câmara Municipal de São Paulo, de um projeto de lei que proibia bailes desse estilo musical nas ruas da capital paulista. A proposta foi vetada pelo prefeito Fernando Haddad no início de 2014. Ainda assim, os rolezinhos continuaram a ser organizados. A polícia tem reprimido os atos e os shoppings têm tentado proibir esse tipo de atividade.

Apesar de, originalmente, esse movimento ter sido organizado por meio de redes sociais como uma forma de socialização, lazer e expressão de jovens da periferia, os rolezinhos ganharam a atenção do país e se tornaram uma plataforma de manifestação pelo direito de ir e vir. As discussões passaram a ser politizadas, especialmente em relação ao que é considerado "a privatização de espaços públicos" e a favor do aumento de investimentos em políticas públicas voltadas à juventude.

Para especialistas, essas manifestações evidenciam a carência de locais para lazer e cultura em uma sociedade de consumo. Os rolezinhos também receberan o apoio de movimentos sociais e levaram o governo a se pronunciar sobre o tema.

Edição: Graça Adjuto

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário