one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O nível do Rio Madeira continua subindo e atingiu hoje (25) a marca dos 18,5 metros. No total, 27 escolas ribeirinhas e 16 urbanas se transformaram em abrigos improvisados. Aproximadamente 7 mil alunos estão sem aula na capital rondoniense

Imagem:

Compartilhar:

Cheias do Rio Madeira não está relacionada às hidrelétricas, garante CPRM

Criado em 27/02/14 18h22 e atualizado em 27/02/14 18h57
Por Sabrina Craide Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

A operação das usinas hidrelétricas Santo Antônio e Jirau no Rio Madeira não influencia a cheia do rio, segundo avaliação do Serviço Geológico do Brasil (CPRM), que monitora a vazão do rio. “Não temos observado influência das usinas, porque elas são a fio d’água, não retêm água. Elas têm um protocolo de nível mínimo e máximo, e têm mantido isso o tempo inteiro. A água que entra, passa”, explica o diretor de Hidrologia e Gestão Territorial do CPRM, Thales Sampaio.

Leia mais notícias no Portal EBC

Segundo o diretor da CPRM, o que está causando a cheia no Rio Madeira é o excesso de chuvas na Bolívia, onde ficam as cabeceiras do rio. “Choveu acima da média desde outubro na Bolívia, especialmente em janeiro e fevereiro”, diz o diretor. Segundo ele, esta é a maior cheia do Rio Madeira dos últimos 47 anos, desde que o nível do rio é medido. “É também a maior cheia de que temos notícia, deve ser de mais de 100 anos”.

O Movimento dos Atingidos por Barragens relaciona a cheia do Madeira com a operação das usinas hidrelétricas. “É impossível não ter influência, porque a barragem é feita para barrar a água, e temos duas barragens enormes aqui”, disse João Dutra, que é militante do movimento em Rondônia.

Por causa da cheia, o Operador Nacional do Sistema Elétrico determinou o rebaixamento do nível do reservatório da Usina Santo Antônio, para evitar que as estruturas provisórias de Jirau fossem afetadas. Com isso, foi necessário o desligamento de 11 das 17 turbinas de Santo Antônio, porque não há água suficiente na barragem para permitir o funcionamento dos equipamentos.

“O desligamento das turbinas da hidrelétrica tem causa exclusivamente técnica, e é em consequência da cheia histórica do Rio Madeira”, disse, em nota, a Santo Antônio Energia, responsável pela usina. A empresa esclareceu também que não há qualquer risco de a barragem se romper em situação de cheia, porque tem capacidade para verter quase duas vezes a atual vazão do Rio Madeira. A empresa afirma que não haverá problemas no fornecimento de energia, porque a energia que não está sendo gerada, neste momento, é compensada pelas usinas do Sistema Interligado Nacional. 

A Hidrelétrica Santo Antônio opera com 17 turbinas, gerando aproximadamente 1,2 mil  megawatts de energia. A usina de Jirau iniciou a operação com uma turbina de 75 megawatts.

A previsão da meteorologia é que chova bastante nos próximos 15 dias. “Podemos esperar que o Rio Madeira continue alto durante todo o mês de março”, diz Thales Sampaio, da CPRM.

 


 

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário