one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


O prefeito de Coari (AM), Adail Pinheiro, foi ouvido pela CPI da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, em agosto de 2013.

Imagem:

Compartilhar:

Corregedoria recomenda federalização de processos contra prefeito de Coari

Criado em 10/02/14 18h29 e atualizado em 11/02/14 16h12
Por Alex Rodrigues Edição:Carolina Pimentel Fonte:Agência Brasil

A Corregedoria Nacional de Justiça recomendou à Procuradoria-Geral da República (PGR) que peça a transferência dos julgamentos de três processos instaurados contra o prefeito de Coari (AM), Adail Pinheiro (PRP), da Justiça do Amazonas para a Justiça federal. Acusado de abuso sexual infantil e de formação de quadrilha, entre outros crimes, Pinheiro foi preso a pedido do Ministério Público do Amazonas. Ele está detido em uma cela da Polícia Militar, em Manaus (AM), desde o último sábado (8). Segundo a assessoria da PGR, a recomendação da corregedoria ainda está sendo analisada e não há data para que o procurador-geral, Rodrigo Janot, se manifeste sobre a federalização dos processos.

Leia mais notícias: 

CNJ pede federalização de processos contra prefeito de Coari

Detido, prefeito de Coari é encaminhado a cela da PM

Além de pedir a transferência dos casos para a esfera federal, a corregedoria decidiu incluir no Programa Justiça Plena os três processos em que Pinheiro é acusado de abusar sexualmente de meninas com menos de 18 anos.

Criado em novembro de 2010, pela corregedoria, o Programa Justiça Plena permite que qualquer pessoa acompanhe o andamento dos processos de grande repercussão, principalmente aqueles que estejam paralisados há bastante tempo, como é o caso das denúncias contra Pinheiro. O trâmite das ações pode ser acessado por meio do Sistema de Justiça Plena, mas como os casos correm em segredo de Justiça, não é possível acessar a íntegra dos documentos.

A inclusão dos processos no programa tinha sido solicitada pela ministra dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, que, por meio do Twitter, apontou que a medida dará maior celeridade aos julgamentos, pois terão atenção especial do Poder Judiciário.

No ofício em que determina a inclusão dos processos no programa, o corregedor nacional de Justiça, ministro Francisco Falcão, justificou a decisão de incluir os processos no Justiça Plena lembrando que, “na análise dos autos, pode-se observar que alguns procedimentos já tramitam por quase cinco anos, sendo digno de nota, a circunstância de diversos desembargadores reconhecerem suspeição para atuar [no caso]”.

No último dia 20, a Corregedoria Nacional de Justiça retomou o processo de correição, ou seja, as investigações de possíveis irregularidades ou desvios de conduta cometidos por servidores do Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM), entre eles, juízes. A assessoria do CNJ informou à Agência Brasil que a lentidão no julgamento dos processos instaurados contra o prefeito de Coari está entre os indícios de irregularidades, reclamações e denúncias que os quatro juízes auxiliares da corregedoria e servidores designados vão checar. Será avaliado, por exemplo, se houve ou há negligência na condução dos processos em que Pinheiro é acusado de chefiar uma rede de prostituição infantil.

O prefeito é réu em pelo menos 70 processos que tramitam na Justiça do Amazonas. Os processos estão parados à espera de julgamento, o que levanta a suspeita de que o prefeito pode estar sendo beneficiado por juízes, o que está sendo investigado pelo tribunal de Justiça amazonense. Em 2006, a Polícia Federal passou a investigar Pinheiro por desvio de recursos públicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). As denúncias de pedofilia começaram a aparecer no decorrer dessas investigações, em escutas telefônicas judicialmente autorizadas. As investigações culminaram na chamada Operação Vorax, cujo relatório foi divulgado em 2008. Do relatório, resultou a prisão de Pinheiro, em 2009. Em agosto de 2013, Pinheiro chegou a prestar depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, da Câmara dos Deputados.

Editor: Carolina Pimentel

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário