one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Principal sistema que abastece São Paulo atinge o menor nível em 39 anos

Imagem:

Compartilhar:

Consórcio aponta “falsa impressão” de que Cantareira garante abastecimento

Criado em 11/03/14 19h54 e atualizado em 11/03/14 20h10
Por Bruno Bocchini Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (PCJ), que representa 43 municípios, 29 empresas mais entidades da sociedade civil, divulgou nota na qual alerta que há uma “falsa impressão” de que o Sistema Cantareira, responsável pelo fornecimento de água de quase metade da região metropolitana de São Paulo, será capaz de garantir o abastecimento no período de estiagem.

Leia mais notícias

Nesta semana, a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) iniciou a redução na captação de água do sistema Cantareira, que hoje (11) está com apenas 15,8% de sua capacidade. Para compensar a perda, o manancial passou a receber água do sistema Alto Tietê (38,4%) e do Guarapiranga (71,2%), que estão em situação melhor.

“Foi informado que o montante [volume subtraído do Sistema Cantareira] seria reposto pelas demais fontes de abastecimento. O fato levou à falsa impressão que a região metropolitana está totalmente protegida e que possui um sistema interligado, de vários reservatórios, que garante seu abastecimento em qualquer situação”, diz o texto da nota do PCJ.

De acordo com o consórcio, os reservatórios que auxiliam o Sistema Cantareira são insuficientes para garantir o abastecimento da Grande São Paulo, principalmente em período de estiagem. “Existe sim, a necessidade de a região encontrar outras fontes de abastecimento, podendo, inclusive, retomar o projeto dos sete reservatórios do Vale do Ribeira”, sugere o texto.

O consórcio ainda destaca que a Sabesp deveria, nos últimos dez anos, ter ampliado a disponibilidade hídrica e diminuído a dependência do Sistema Cantareira. “Nesses dez anos, concluídos em agosto de 2014, somente para atender um crescimento populacional mínimo de 1% ao ano, na região metropolitana, a Sabesp deveria ter encontrado uma ampliação de disponibilidade hídrica para mais 2,5 milhões de pessoas, em torno de 13 metros por segundo (m3/s)”.

Em nota, a Sabesp informou que segue as determinações dos órgãos reguladores do Sistema Cantareira: a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (Daee). A empresa ressalta que está tomando todas as providências para manter a normalidade do abastecimento dos 20 milhões de habitantes da Grande São Paulo.

“O Sistema Integrado Metropolitano, em sua configuração atual, é suficiente para atender à demanda imposta, especialmente diante da rápida adesão da população ao incentivo financeiro para quem economizar água (bônus de desconto) e às medidas operacionais adotadas pela Sabesp”, diz a nota.

A companhia ressalta que tem investido de forma contínua em ações de fornecimento de água, com aplicações de R$ 9,2 bilhões desde 2004. Entre os principais investimentos estão a ampliação do Sistema Alto Tietê e do Sistema Rio Grande. “Está em andamento a construção do novo sistema produtor de água São Lourenço, uma PPP [parceria pública e privada] com investimento de R$ 2,21 bilhões, que vai adicionar mais 4.700 litros de água potável por segundo, com entrega em 2018”.


 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário