one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Criança no computador - classificação etária para jogos e aplicativos

Imagem:

Compartilhar:

Discussão sobre classificação etária de jogos e aplicativos avança no Brasil

Criado em 03/03/14 15h34 e atualizado em 03/03/14 16h30
Por Andreia Verdélio Edição:Denise Griesinger Fonte:Agência Brasil

Quando, em 1988, a Constituição Federal determinou a liberdade de expressão no país, já previa também a competência do governo para definir a classificação indicativa por idade para programas de entretenimento. Hoje, o Ministério da Justiça já tem um sistema de classificação consolidado para espetáculos públicos, incluindo cinema e televisão. Os desafios agora são as mídias digitais, aplicativos e jogos virtuais.

Leia mais notícias sobre tecnologia

Segundo a diretora do Departamento de Justiça, Classificação, Títulos e Qualificação, da Secretaria Nacional de Justiça, Fernanda Alves dos Anjos, o país vem participando de uma estratégia global para consolidar um acordo internacional sobre o assunto, chamado International Age Rating Coalition (Iarc) ou, na tradução, Coalizão Internacional de Classificação Etária - uma ferramenta de indicação etária para jogos e aplicativos.

Pelo Iarc, o criador submete a autoclassificação indicativa do seu software em cerca de cinco minutos e em 36 países simultaneamente. As indicações serão fiscalizadas pelo governo e podem ser denunciadas pelo público.

A coalizão, no entanto, funciona exclusivamente para jogos virtuais. Aqueles que possuem versão física devem passar pela classificação prévia, que pode levar até 30 dias. Na semana passada, o Ministério da Justiça publicou no Diário Oficial da União a classificação etária para nove jogos eletrônicos.

O sistema de classificação é um mecanismo de defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes, mas para a psicóloga Sueli Schiavo, doutora em comunicação, ela só tem valor quando a família exerce sua orientação. “Para a criança aquilo é a verdade. A mídia sozinha não é dona da verdade, mas se comporta como tal, e as crianças e adolescentes têm menos recursos nesse momento da vida para interpretar os fatos. Deve haver a orientação de adulto, fazendo uma contra-argumentação, ele não necessariamente pode ter a melhor visão, mas já terá condições de limitar a influência daquele conteúdo.”

Segundo Fernanda dos Anjos, o Ministério lança campanhas educativas para orientar pais e educadores sobre a importância de seguir a classificação indicativa e também utilizar o bloqueio de canais por assinatura, como a campanha Não Se Engane, por exemplo, de 2012. Todo o conteúdo sobre classificação indicativa pode ser acessado no Portal Colaborativo da Classificação Indicativa, que também tem um sistema para consulta das classificações produzidas.

O Ministério da Justiça também criou o Projeto Classifique, que institui um cadastro nacional de classificadores externos. “A ideia é ampliar o controle social da classificação, seja na análise prévia ou no monitoramento, e testar inclusive a compreensão de jogos e programas exibidos”, disse Fernanda.

Serão selecionadas 21 pessoas na primeira etapa, que vão realizar uma capacitação em Brasília. Posteriormente, outros editais de seleção serão abertos de acordo com o cronograma de oficinais, ainda a ser organizado.

A internet também está no horizonte de preocupações do Ministério, mas, segundo Fernanda, ainda é prematuro pensar em um mecanismo de análise prévia, já que ela depende de um marco regulatório e tem um volume de conteúdo incalculável.

Segundo Sueli Schiavo, além da participação da família, a responsabilidade sobre o conteúdo midiático é de diversos entes sociais. “As emissoras de televisão tem concessão pública, mas o interesse é privado. Quem está em frente do aparelho não pode ser tratado como fornecedor ou cliente, mas precisa ser respeitado como um ser em formação”.

Para a psicóloga, chamam a atenção os levantamentos sobre situações de violência envolvendo crianças e adolescentes e, embora sem registros oficiais no Brasil, exemplos internacionais apontam como é prejudicial o uso indiscriminado de conteúdos de jogos.

“Na China, por exemplo, precisaram construir unidades de internação para tratar o grande número de jovens que estão comprometidos por causa de jogos virtuais. A mídia invade os lares e isso leva à dificuldade de relacionamento, promove um nível de relação que ocupa muito tempo e compromete a condição natural de vida, antecipa situações que as crianças não são capazes de lidar”, argumenta Sueli.

Editora Denise Griesinger

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário