one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Estudantes protestam por solução para situação de universidade privadas

Imagem:

Compartilhar:

Gama Filho e UniverCidade: termina primeira fase para transferência assistida

Criado em 14/03/14 21h55 e atualizado em 14/03/14 22h04
Por Cristina Índio do Brasil Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O prazo para a transferência assistida de ex-alunos da Universidade Gama Filho (UGF) e do Centro Universitário da Cidade (UniverCidade) para quem ainda vai estudar neste semestre terminou hoje (14), conforme estava previsto no acordo com o Ministério da Educação (MEC). Os alunos tiveram a opção de escolher as universidades Veiga de Almeida (UVA), Estácio de Sá (Uesa) ou a Faculdade de Tecnologia Senac RJ (Fatec), que integram o Consórcio Rio Universitário.

Leia mais notícias

O aluno Jonas Gondim de Oliveira estudava na UniverCidade e faltava apenas um período de seis meses, dos cinco módulos do curso redes de computadores, para se formar. Ele aderiu ao processo de transferência assistida e estuda desde segunda-feira (10) na unidade do Senac RJ, na Rua Santa Luzia, no centro da cidade. Jonas disse à Agência Brasil que, antes de fazer a matrícula, passou por dias de muita apreensão, sem saber se conseguiria concluir o curso. O aluno já trabalha no setor e precisa do diploma para subir na carreira.

O estudante disse que também está satisfeito, porque conseguiu levar para a instituição a bolsa integral que tinha na UniverCidade, descredenciada pelo Ministério da Educação, no dia 13 de janeiro, junto com a Gama Filho. Quando fez a inscrição no dia 28 de fevereiro, ainda não tinha todos os documentos liberados pelo Grupo Galileo, mantenedor das duas universidades. “Tive o problema que todo mundo teve. Falta de organização, algumas ementas de aulas vieram faltando, mas acabei conseguindo o necessário”, disse.

Além de Jonas, também foram para o Senac RJ colegas que também estão para se formar. “Aqui vamos poder fazer uma revisão de todo o curso e ajudar a gente a se formar com uma qualidade melhor. Até por questão de estrutura, laboratórios, coisas que tanto a Gama Filho como a UniverCidade não tinham mais. Teve situações de a gente assistir a aula e no meio dela a empresa que alugava as máquinas foi lá buscar porque não pagaram o aluguel”, explicou Jonas, acrescentando que antes de conseguir a transferência chegou a passar por uma Via Crucis para fazer o curso. “Para se ter noção do curso da UniverCidade, a gente começou na unidade do Metrô Carioca, de lá fomos para a Gonçalves Dias, que ficou intercalando com a Candelária e depois fomos transferidos para Ipanema”, revelou. 

Segundo a Faculdade Senac RJ, até as 17h30 de hoje, 34 estudantes fizeram inscrições na instituição, sendo 25 ex-alunos da UniverCidade e nove da Gama Filho. Para receber os alunos interessados na transferência assistida, a Faculdade Senac montou um esquema de atendimento diferenciado e exclusivo de 26 de fevereiro até esta sexta-feira.

De acordo com as divisões de vagas estabelecidas no Consórcio Rio Universitário, a Senac RJ podia receber 207 alunos e só ela faria matrículas no curso redes de  computadores. O total incluía alunos com matrícula trancada ou que já haviam procurado outra instituição antes de saberem da opção acertada no MEC.

Na UVA foram inscritos 3 mil alunos, dos quais 500 já podem entrar nas turmas existentes na próxima semana. Para o restante, a universidade está preparando um calendário especial. Conforme a instituição, os cursos mais procurados são direito, administração, engenharia elétrica e engenharia civil.

Na Uesa, até o início da noite de hoje, 646 alunos fizeram inscrições para o curso de medicina. A instituição foi escolhida pelo MEC para receber os alunos os 2 mil estudantes do curso da Gama Filho. Além deles, mais 780 se inscreveram nos demais cursos.

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário