one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Os moradores da Congonha e também do vizinho Morro do Cajueiro fizeram fogueiras com pneus, plásticos e madeiras no meio da pista

Imagem:

Compartilhar:

Protesto fecha avenida no Rio contra morte de moradora do Morro do Congonha

Criado em 17/03/14 21h47 e atualizado em 17/03/14 21h53
Por Vladimir Platonow Fonte:Agência Brasil

Moradores do Morro da Congonha e do Morro do Cajueiro, em Madureira, zona norte do Rio, fecharam hoje (17), em diversos momentos ao longo do dia, a Avenida Edgard Romero, uma das principais da região, em protesto contra a morte de Cláudia da Silva Ferreira. Ela foi baleada no domingo (16), durante operação da Polícia Militar (PM) no Morro da Congonha. Os policiais colocaram a vítima no porta-malas de uma viatura, que acabou se abrindo, jogando o corpo para fora.

Com o fechamento da avenida, o trânsito ficou parado e muitos passageiros preferiram descer dos ônibus e seguir a pé. “Esse tipo de reação do pessoal atrapalha a gente, mas é necessário acontecer. Eu sou morador daqui e sinceramente apoio, mesmo sendo prejudicado, chegando agora do serviço, tendo que andar a pé. Mas alguma coisa tem que ser feita”, disse o morador Álvaro Luiz da Silva.

Os moradores da Congonha e também do vizinho Morro do Cajueiro fizeram fogueiras com pneus, plásticos e madeiras no meio da pista. “O motivo do protesto é a moça da Congonha que eles mataram e arrastaram. Deixaram os quatro filhos e quatro sobrinhos dela sem ter quem criar. A polícia entra na favela e não respeita ninguém. Isso é um abuso. Aqui tem gente trabalhadora. Meu marido mesmo foi uma vítima da PM, em 1999. Minha filha tinha 21 dias e hoje ela está com 14 anos. O que eu ganhei do governo até hoje? Nem R$ 0,50”, contou a vendedora Adriana Inácio.

Em uma rua transversal que dá acesso à favela, mais fogueiras foram acesas, impedindo o tráfego de veículos. “A revolta do morador é muito grande. Interrompemos a rua como uma forma de protesto. É uma maneira de chamarmos a atenção”, disse a dona de casa Maria Adélia. “Eles fizeram o que fazem sempre. Eles agem de forma truculenta. Não sabem abordar as pessoas de forma correta. Acham que o morador da favela não tem direitos”, reclamou Cleisi Silva Batista.

Os policiais do 9º Batalhão da Polícia Militar (Rocha Miranda) não interviram no protesto, limitando-se a observar os moradores. O trânsito na Avenida Edgar Romero foi liberado às 18h30.

O secretário estadual de Segurança, José Mariano Beltrame, disse, em nota, que “repudia a conduta dos policiais”. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública, um Inquérito Policial Militar (IPM) foi instaurado e a Polícia Civil também investiga o caso.

O advogado Marcos Espínola, que defende um dos PMs envolvidos, afirmou em nota que o episódio ocorrido com Cláudia foi um “acidente” e que sua morte não foi ocasionada pelo incidente na viatura. Para ele, “em nenhum momento os policiais contribuíram para o óbito da vítima”. Segundo o advogado, “Claudia foi colocada na parte de trás do carro porque a viatura estava com armamentos no banco traseiro e a viela estreita impedia a abertura das portas laterais”.

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário