one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Pensando na possibilidade do papa Francisco visitar o Cristo Redentor em sua visita ao Rio, a Polícia Militar fez um treinamento no Morro do Corcovado

Imagem:

Compartilhar:

Encontro no Rio prepara propostas para Conferência Nacional de Segurança Pública

Criado em 09/04/14 15h31 e atualizado em 09/04/14 15h46
Por Alana Gandra Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Conselho Nacional de Segurança Pública (Conasp) iniciou hoje (9), no Rio de Janeiro, a etapa Sudeste do evento Diálogos Regionais, preparatório para a 2ª Conferência Nacional de Segurança Pública (Conseg), programada para o próximo ano. O encontro se estenderá até amanhã (10), com representantes dos três segmentos que compõem o conselho, que são o Poder Público, os trabalhadores da área de segurança pública e a sociedade civil.

Falando à Agência Brasil, o secretário executivo  do Conasp, Alex Canuto, disse que  a meta é fazer um processo mais aberto, mais democrático e mais participativo do que aquele que ocorreu na 1ª Conseg. A etapa nacional, que irá aprovar as diretrizes da próxima conferência, está prevista para o período de 19 a 21 de maio.

Leia também outras notícias em Brasil

“É importante consolidar o processo de democracia participativa para garantir que as deliberações [da conferência] sejam implementadas”, manifestou Canuto. Explicou que muitas medidas definidas na primeira conferência acabaram não sendo implementadas porque dependiam  de mudança legislativa. “As duas propostas mais votadas, que envolveram a criação da polícia penal e da polícia científica, dependem de emenda ao Artigo 144 da Constituição”, informou.

O secretário executivo do Conasp ressaltou que “por mais que o governo encaminhe proposta de emenda constitucional, não depende só do governo, depende de outra articulação, do Congresso Nacional”.  Acrescentou que as duas medidas citadas entram em um pacote da política do governo como um todo, que é enviado ao Congresso Nacional.

No momento, os Diálogos Regionais discutem a democracia participativa, para vincular o governo ao Congresso, com objetivo de dar mais força às deliberações da Conseg. São abordadas também  questões como a Copa do Mundo e as manifestações populares. No caso do Rio de Janeiro, em particular, a ocupação do Complexo da Maré também deve ser objeto de debate, informou Canuto.

Na semana passada, foi feita a reunião dos Diálogos Regionais na Região Centro-Oeste. Ainda este mês, ocorrerão os encontros na Região Norte, em Belém, nos dias 14 e 15; na Região Sul, em Porto Alegre, nos dias 24 e 25; e na Região Nordeste, em Fortaleza, nos dias 28 e 29.

Canuto informou que será constituído um grupo de trabalho integrado por dez pessoas que ficará responsável  pela preparação da 2ª Conseg, que ocorre de dois em dois anos. A primeira foi promovida em 2013. “A gente espera começar o processo agora, de forma institucional, para que o próximo governo encare isso, não como uma política de governo, mas como uma política de Estado. Para que seja um processo contínuo, que ultrapasse  os limites de quatro anos de um governo para outro”, destacou.

Edição: Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário