one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


A 73ª edição da Caravana da Anistia, na Universidade de Brasília (UnB) analisou o processo de anistia do estudante Honestino Monteiro Guimarães.  Em 10 de outubro de 1973, o estudante da UNB e  presidente da UNE foi preso e desapareceu.

Imagem:

Compartilhar:

Governo declara Honestino Guimarães como anistiado político pós-morte

Criado em 11/04/14 09h16 e atualizado em 11/04/14 09h24
Por Ana Cristina Campos Edição:Valéria Aguiar Fonte:Agência Brasil

Portaria do Ministério da Justiça publicada hoje (11) no Diário Oficial da União declara Honestino Guimarães, ex-presidente da União Nacional dos Estudantes e militante da Ação Popular durante a ditadura militar, anistiado político post mortem (pós-morte) . O governo também determinou a retificação do atestado de óbito, para que conste como causa da morte "atos de violência praticados pelo Estado".

Lei atmabém outras notícias em Cidadania

Na última das suas seis prisões, Guimarães foi levado a uma instalação do Destacamento de Operações de Informações – Centro de Operações de Defesa Interna no Rio de Janeiro, em 1973, e está, desde então, desaparecido.

“Homenagear Honestino Guimarães é uma forma de, emblematicamente, oficializar o pedido de desculpa do Estado à sua família, gesto que o país, até o momento, não havia feito”, disse o secretário Nacional de Justiça e presidente da Comissão de Anistia, Paulo Abrão, em setembro do ano passado, quando a comissão concedeu a Guimarães a condição de anistiado político e aprovou parecer em que recomendou a alteração da certidão de óbito do líder estudantil.

Edição: Valéria Aguiar

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário