one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Nos dois primeiros meses deste ano, foram notificados 87.136 casos de dengue no país

Imagem:

Compartilhar:

Governo federal vai enviar técnicos para ajudar no combate à dengue em Campinas

Criado em 16/04/14 14h20 e atualizado em 16/04/14 14h36
Por Fernanda Cruz Edição:Davi Oliveira Fonte:Agência Brasil

O Ministério da Saúde vai enviar técnicos à Campinas (SP) para auxiliar no combate à epidemia de dengue, confirmou hoje (16) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. O pedido feito na segunda-feira (16) pela prefeitura ocorre em função do alto número de casos da doença, 5 mil neste ano, além de 2 mil suspeitas.

A equipe do Sistema Único de Saúde (SUS) vai intensificar a capacitação dos profissionais que lidam com o controle da doença no município. “O atendimento básico de saúde da cidade já supre bem as necessidades. Os técnicos não vão para fazer o básico, como controle de vetores”, declarou.

Veja também em Saúde:

Pesquisadores do Ceará criam primeira cabra clonada e transgênica da América Latina

Inca faz campanha para aumentar doações de sangue na Semana Santa

Ministério Público exigirá exame de DNA de corpos de bebês não identificados

Para Jarbas Barbosa, o aumento de notificações de dengue que tem sido registrado em cidades como Campinas se deve ao período, que, tradicionalmente, já tem maior número de transmissões. “A próxima semana é o pico, todo ano é assim. Abril sempre tem mais casos que todos os outros meses do ano. É o ciclo da dengue”, disse ele.

O cuidado maior, destacou ele, precisa ocorrer nos municípios que não têm registrado transmissões nos últimos anos e que agora enfrentam o problema, principalmente por causa do novo sorotipo da dengue que circulou no ciclo do ano passado. “Tem que agir no sentido de combater o vetor”, disse Jarbas.

Em Campinas, explica ele, a prefeitura vai seguir a metodologia de prevenção do Ministério da Saúde, um instrumento que indica onde está o epicentro do criadouro do mosquito na cidade. “O prefeito tem que mobilizar, tem que haver um plano de contingência para evitar um surto”, disse.

Editor Davi Oliveira

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário