one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Compartilhar:

Governo reforçará combate à dengue em Campinas

Criado em 16/04/14 14h37 e atualizado em 16/04/14 14h43
Por Fernanda Cruz - Repórter da Agência Brasil Edição:Beto Coura Fonte:Agência Brasil

O governo enviará técnicos a Campinas para auxiliar no combate à epidemia de dengue, confirmou hoje (16) o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. O pedido da prefeitura ocorre em função do alto número de casos da doença, 5 mil neste ano, além de 2 mil suspeitas.

A equipe do Sistema Único de Saúde vai ajudar na capacitação dos profissionais que lidam com o controle da doença na cidade. “O atendimento básico de saúde da cidade supre bem as necessidades. Os técnicos não vão para fazer o básico, como controle de vetores”, declarou.

Para Jarbas Barbosa, o aumento de notificações de dengue registrado em cidades como Campinas se deve ao período, que, tradicionalmente, apresenta maior número de transmissões. “A próxima semana é o pico, todo ano é assim. Abril registra sempre mais casos que todos os meses do ano. É o ciclo da dengue”, explicou ele.

O cuidado maior, destacou, precisa ocorrer nos municípios que não têm registrado transmissões nos últimos anos e que agora enfrentam o problema, principalmente por causa do novo sorotipo [tipos de vírus da dengue] que circulou do ano passado. “Tem que agir no sentido de combater o vetor” disse Jarbas.

Em Campinas, explica ele, a prefeitura vai seguir a metodologia de prevenção do ministério, um instrumento que indica onde está o epicentro do criadouro do mosquito na cidade. “O prefeito tem que mobilizar, tem que haver um plano de contingência para evitar um surto”, disse.

Editor Beto Coura

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário