one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


máquina de costura associação têxtil

Imagem:

Compartilhar:

Justiça de São Paulo nega recurso da Zara em caso de trabalho escravo

Criado em 15/04/14 20h18 e atualizado em 15/04/14 21h12
Por Elaine Patricia Cruz Edição:Fábio Massalli Fonte:Agência Brasil

O juiz Álvaro Emanuel de Oliveira Simões, da 3ª Vara de Trabalho de São Paulo, negou recurso da loja de confecção Zara, que pedia a anulação de um relatório de fiscalização que a responsabilizou por manter funcionários em condições análoga à escravidão e que determinava a inclusão da empresa na “lista suja” do Ministério do Trabalho e Emprego, um cadastro de empregadores que mantiveram trabalhadores em condições análogas à de escravo. A empresa ainda pode recorrer da decisão ao Tribunal Regional do Trabalho.

Leia mais notícias

A Zara alega não ter praticado qualquer ato ilícito e que o “Ministério do Trabalho e Emprego havia extrapolado os limites de suas atribuições ao reconhecê-la como real empregadora de pessoas contratadas em condições análogas à de escravo em oficinas cujo objetivo era a confecção de peças de vestuário da marca Zara”. Uma das oficinas, aponta a Zara, seria a Aha Indústria e Comércio que seria “a real contratante dos trabalhadores encontrados em situação precária”, diz a empresa.

Segundo o juiz, no entanto, a Aha fornecia 90% do que produzia para a Zara e todos seus funcionários trabalhavam exclusivamente para a fabricação de produtos para a Zara. “A Zara Brasil Ltda. é uma das maiores corporações do globo em seu ramo de negócio, custando crer, reitere-se, que tivesse controles tão frouxos da conduta de seus fornecedores”, disse o juiz.

“A fraude da intermediação é escancarada, pois, na verdade, houve prestação em favor da vindicante com pessoalidade, não eventualidade, remuneração e subordinação econômica”, diz o juiz em sua decisão. Além disso, o juiz destacou que a subordinação da Aha, “embora camuflada sob a aparência de terceirização, era direta aos desígnios da comerciante das confecções [Zara]”.

A Zara também foi condenada ao pagamento de R$ 20 mil e dos honorários advocatícios de R$ 200 mil, fixado em 20% do valor da causa.

A Agência Brasil tentou contato com a assessoria de imprensa da Zara, mas não obteve sucesso. 

Editor: Fábio Massalli

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário