one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


SP vai reduzir captação

Imagem:

Compartilhar:

Média de chuvas aumenta, mas nível do Cantareira continua muito baixo

Criado em 16/04/14 17h23 e atualizado em 16/04/14 17h37
Por Camila Maciel Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

Em apenas um dia, o Sistema Cantareira acumulou 27,1 milímetos (mm) de água de chuva, o que representa mais de um terço da média do mês de abril. Apesar das precipitações dos últimos dias, que ajudaram a aumentar o volume armazenado, o nível da represa continua muito baixo: passou de 12% para 12,3% de ontem (15) para hoje (16).

Segundo dados da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), faltam apenas 5,7 mm para que o acumulado de chuvas em abril no sistema ultrapasse a média histórica para o mês, 89,3mm. Até o momento, o nível está em 83,6mm. O Cantareira é o principal reservatório de abastecimento de água da região metropolitana de São Paulo e passa por um momento crítico em razão da escassez de chuvas, principalmente no verão.

Leia outras notícias em Brasil

De acordo com o Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), em toda a cidade, já choveu 5,4% a mais do que a média histórica para abril. O acumulado de chuvas neste mês é 70,3mm, quando, em média, chove 66,7mm. Somente no último sábado (12), o índice ficou em 37,5mm, o que representou 56,2% da média para o mês. Segundo o meteorologista Thomaz Garcia, do CGE, as precipitações foram provocadas por uma frente fria vinda da Argentina. A previsão é mais chuva apenas no próximo domingo (20).

Gonzaga explicou que a chuva acima da média em março e abril, quando já se inicia o período de maior escassez, pode ser explicada por um movimento compensatório da própria atmosfera. “Choveu menos e temos, neste momento, uma pequena compensação, que certamente não vai ser suficiente para reverter o quadro de deficit hídrico resultante dos primeiros meses do ano, quando deveria ter chovido bem mais.” Apesar do maior de volume de chuvas nos dois últimos meses, a situação não é considerada um fenômeno atípico, acrescentou.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário