one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Barbosa vota pela condenação de Henrique Pizzolato e sócios da agência DNA

Imagem:

Compartilhar:

Ministério Público italiano é favorável à extradição de Pizzolato

Criado em 23/04/14 17h09 e atualizado em 23/04/14 17h16
Por André Richter Edição:Nádia Franco Fonte:Agência Brasil

O Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável à extradição ex-diretor de Marketing do Banco do Brasil Henrique Pizzolato. A manifestação foi enviada no dia 11 deste mês ao Tribunal de Apelação de Bolonha, que vai julgar o pedido do governo brasileiro. A informação foi confirmada pela Procuradoria-Geral da República (PGR).

Leia mais notícias:

Ministra do Supremo vai decidir hoje sobre CPI da Petrobras

Condenado a 12 anos e sete meses de prisão por lavagem de dinheiro e peculato na Ação Penal 470, Henrique Pizzolato estava foragido desde novembro de 2013 e foi preso em fevereiro, em Maranello, na Itália.

O pedido de extradição foi elaborado pela PGR e entregue ao governo italiano pelo Ministério das Relações Exteriores. No entendimento da procuradoria, mesmo tendo cidadania italiana, Pizzolato pode ser extraditado para o Brasil. “O tratado de extradição firmado em 1989 entre Brasil e Itália não veda totalmente a extradição de italianos para o Brasil, uma vez que cria apenas uma hipótese de recusa facultativa da entrega. O Código Penal, o Código de Processo Penal e a Constituição italiana admitem a extradição de nacionais, desde que expressamente prevista nas convenções internacionais”, diz a PGR.

Na semana passada, o Ministério Público da Itália pediu que o governo brasileiro esclareça se os presídios do país têm condições de receber Pizzolato, caso ele seja extraditado.

Com base no pedido de informações, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e ao presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, a indicação de um presídio localizado no Rio de Janeiro, em Santa Catarina e no Distrito Federal.

Editor: Nádia Franco

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário