one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Programa Minha Casa, Minha Vida entrega 934 mil

Imagem:

Compartilhar:

Ministérios vão investigar ações do crime organizado em programas habitacionais

Criado em 08/04/14 21h31 e atualizado em 08/04/14 21h39
Por Helena Martins Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

Um grupo composto por integrantes dos ministérios da Justiça e das Cidades vai ser formado para investigar ações de milícias ou outros tipos de organizações criminosas em programas habitacionais instituídos pelo governo federal. Desde 2011, a Delegacia de Combate às Ações Criminosas Organizadas e Inquéritos Especiais (Draco/IE) do Rio de Janeiro investiga a atuação de milícias em conjuntos do Programa Minha Casa, Minha Vida. Nas últimas semanas, veículos da imprensa noticiaram casos de moradores ameaçados e forçados a deixar as casas recebidas do PMCMV.

Leia mais notícias:

Cidades e Justiça vão investigar milícia no Minha Casa, Minha Vida

A portaria - assinada hoje (8) pelos ministros José Eduardo Cardozo, da Justiça, e Gilberto Magalhães Occhi, das Cidades - tem a finalidade de integrar ações de repressão e prevenção de condutas ilícitas. De acordo com a norma, que ainda não foi publicada, o grupo interministerial deve se reunir pelo menos a cada três meses. Relatórios trimensais sobre as investigações também devem ser produzidos. “O governo federal não vai permitir que malfeitores ou criminosos queiram desvirtuar esse programa [Minha Casa, Minha Vida]”, afirmou Cardozo. Ele explicou que outros órgãos públicos podem ser convocados para contribuir com as investigações.

Estados que queiram firmar parceria com os órgãos para investigações poderão fazê-lo. O Rio de Janeiro, palco das denúncias veiculadas nos últimos dias, foi o primeiro a aderir à proposta. O governador do estado, Luiz Fernando Pezão (PMDB), disse que fraudes no PMCMV estão sendo combatidas, e acrescentou que das mais de 1 milhão e 600 mil moradias vinculadas ao programa, no estado do Rio de Janeiro, menos de 1% registram problemas.

Além da portaria, foi firmado acordo de cooperação técnica referente aos programas habitacionais. Além dos dois ministros, assinaram o termo o presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, e o gerente de crédito imobiliário do Banco do Brasil, Hamilton Rodrigues.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário