one pixel track analytics scorecard

Digite sua busca e aperte enter


Trabalho infantil durante Carnaval

Imagem:

Compartilhar:

MTE reduz 17% da exploração de mão de obra infantojuvenil em 2013

Criado em 15/04/14 20h42 e atualizado em 15/04/14 20h55
Por Mariana Tokarnia Edição:Stênio Ribeiro Fonte:Agência Brasil

O número de crianças e adolescentes afastados do trabalho aumentou quase 17% de 2012 para 2013, segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE). Esse número chegou, no ano passado, a 7,4 mil. O afastamento, no entanto, ainda está aquém do total de indivíduos nessa situação que, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), somam mais de 3 milhões.

Leia mais notícias

Os dados foram apresentados hoje (15), em audiência pública na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investiga a exploração do trabalho infantil, na Câmara dos Deputados. "Enquanto esses números não chegarem a zero é fundamental que se continue trabalhando", avalia a chefe da divisão de Fiscalização do Trabalho Infantil do MTE, Karina Andrade.

Pela legislação brasileira, até os 14 anos é proibida qualquer forma de trabalho. Dos 14 aos 16 anos, o adolescente pode apenas exercer a função de aprendiz, e até os 18, não pode exercer atividades prejudiciais à saúde ou à segurança. Os números mostram que isso ainda está longe da realidade.

Os dados do Censo mostram que de 2000 a 2010 houve redução de 13% no trabalho dos 10 aos 17 anos, baixando de 3,9 milhões de casos para 3,4 milhões. O trabalho dos 10 aos 13 anos, no entanto, aumentou 1,56%, passando de 699 mil para 710 mil ocorrências. Já os afastamentos do trabalho, de 2008 a 2013, chegaram a 40,6 mil crianças e adolescentes.

"Os dados do Censo são preocupantes, mostram que houve um aumento das crianças inseridas nas piores formas de trabalho [dos 10 aos 13 anos]", diz a assessora técnica da Coordenação Geral de Saúde do Trabalhador, do Ministério da Saúde (MS), Carmen Lucia Miranda.

As crianças e adolescentes, segundo Carmen, são mais vulneráveis. De acordo com o MS, no ano passado foram 2,3 mil casos de acidentes registrados e 21 mortes de pessoas até 17 anos. De 2007 a 2013, foram 13,1 mil acidentes e 119 mortes.

Com a proximidade de grandes eventos - Copa do Mundo 2014 e Olimpíadas 2016 - a questão ganha mais destaque. No segundo semestre, uma ação intersetorial, envolvendo entre outros agentes, o MTE, o MS e os ministérios da Educação, da Justiça e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, vai buscar, de forma intensificada, a identificação das crianças e um mapeamento das situações para que o afastamento seja mais efetivo.

"Erradicar o trabalho infantil exige esforço cotidiano", diz a auditora fiscal e médica do Trabalho Consuelo Generoso Coelho. Ela explica que o trabalho infantil traz graves consequências para o desenvolvimento físico e mental dos indivíduos. Trata-se de um ciclo que envolve, inclusive, prejuízos na educação e o consumo de drogas.

"Uma criança jamais vai produzir como um adulto, mesmo que se esforce. É um trabalhador de segunda classe, que ninguém se importa em desrespeitar. A recompensa pelo esforço vai ser sempre menor. Isso gera desestímulo. Se essa criança vai para a escola, ela vai estar cansada e não vai conseguir produzir. vai ter cada vez mais uma autovisão denegrida. Ele não vai dar conta da escola", diz. Segundo ela, isso faz com que se afastem dos estudos, e a frustração constante pode levar as crianças ao consumo de álcool e outras drogas. "É um círculo vicioso de pobreza e trabalho".

Pela agenda da Organização Internacional do Trabalho (OIT), definida em 2006 como Trabalho Decente nas Américas: Uma Agenda Hemisférica, assinada pelo Brasil, o país tem por meta eliminar as piores formas de trabalho infantil até 2015 e erradicar a totalidade do trabalho infantil até 2020.

 

Editor: Stênio Ribeiro

Creative Commons - CC BY 3.0

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Fazer uma Denúncia Fazer uma Reclamação Fazer uma Elogio Fazer uma Sugestão Fazer uma Solicitação Fazer uma Simplifique

Deixe seu comentário